Elzinha alerta sobre o aumento de focos de incêndio na capital

por victor.farias — publicado 02/06/2020 16h46, última modificação 02/06/2020 16h46

A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) alertou sobre o aumento nos casos de queimadas na capital acreana. O alerta foi feito na sessão desta terça-feira, 2. Segundo a parlamentar, a poluição causada pelos incêndios pode piorar o quadro de saúde dos cidadãos e agravar a pandemia causada pela covid-19.

Em plena a Semana Mundial do Meio Ambiente, Rio Branco apresenta um aumento nas ocorrências de queimadas urbanas e rurais. Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), mostram que na segunda quinzena de abril (período no qual se iniciou as operações de combate às queimadas) foram notificados 54 ocorrências, já no mês de maio houve 125 ocorrências.

A parlamentar lamentou o aumento nos casos e reiterou que às queimadas são crime, e podem levar o sistema público de saúde ao colapso.

“Quero falar sobre conscientização para a população de Rio Branco em relação às queimadas, lembrando que além de ser crime, às queimadas trazem um agravante nesse momento difícil que estamos vivendo de pandemia, a fumaça pode aumentar os problemas respiratórios e consequentemente levando as pessoas afetadas aos hospitais, pondo elas em risco de contaminação pela covid-19 e saturando o sistema de saúde”, alerta a vereadora.

Elzinha falou do plano de enfrentamento da Prefeitura de Rio Branco, que está trabalhando junto do Ministério Público do Estado no combate às queimadas.

“A Prefeitura deu início a um plano de enfrentamento às queimadas conjuntamente com o Ministério Público do Estado, ambos estão tendo medidas mais rigorosas nas sanções às pessoas que estão causando queimadas. Precisamos lembrar que além de ser crime, podem aumentar consideravelmente o números de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e nós como agentes públicos precisamos fazer essa conscientização da população”, afirma.

A vereadora propôs que no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Aberson Carvalho, participe da sessão online para tratar do assunto relacionado às queimadas urbanas e rurais, e também para orientar os vereadores e a população na preservação ambiental.