Educação financeira nas escolas é tema de debate em Tribuna Popular na Câmara

por Marcela Jansen publicado 18/09/2025 16h47, última modificação 18/09/2025 16h47

 

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou, na quinta-feira, 18, Tribuna Popular solicitada pelo vereador Joabe Lira (UB) para discutir a inserção da educação financeira na rede municipal de ensino. Participaram como convidados o presidente da CDL, Marcelo Moura, e os professores Cláudio Roberto e Emerson Marciano, que defenderam a ampliação do tema desde os anos iniciais.

Em sua fala, Joabe Lira informou que já protocolou proposta de alteração da Lei Municipal nº 2.287/2018, a fim de harmonizar a norma local às diretrizes do Programa Estadual de Educação Financeira (PEFE) e autorizar parcerias com a iniciativa privada e o Governo do Estado para viabilizar a implementação nas escolas. “É hora de transformar a previsão legal em política pública efetiva. A educação financeira protege famílias, qualifica escolhas e reduz impactos do endividamento”, afirmou o vereador.

O presidente da CDL, Marcelo Moura, apresentou as Olimpíadas de Educação Financeira, projeto em andamento em 11 escolas com uso de cartilhas e atividades lúdicas para estudantes do 6º ao 9º ano, culminando em etapas avaliativas em outubro. “A escola pode formar agentes de mudança dentro de casa. Ao aprender a planejar, poupar e consumir com consciência, os alunos influenciam positivamente suas famílias”, disse Moura.

O professor Cláudio Roberto ressaltou que a iniciativa busca mudar cultura e deve começar cedo: “Trabalhar o tema na infância potencializa resultados na adolescência e na vida adulta. Com apoio do Legislativo, teremos escala e continuidade”.

Representando a rede estadual, o professor Emerson Marciano destacou experiências pedagógicas reconhecidas nacionalmente e reforçou a necessidade de incluir o tema na base municipal: “Educação financeira na base forma jovens mais conscientes e preparados para decisões do dia a dia”.

A Presidência da Câmara registrou apoio ao avanço da pauta e ao diálogo interinstitucional para a implementação do conteúdo na rede municipal, com foco nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

 

Foto Assessoria ver. Joabe Lira