Eduardo Farias sai em defesa das cooperativas

por victor.farias — publicado 02/07/2019 15h05, última modificação 03/07/2019 11h22

Na sessão da Câmara dos Vereadores de hoje, 02, Eduardo Farias saiu em defesa das cooperativas. Segundo o vereador existe um processo de marginalização tanto na justiça trabalhista quanto nos órgãos públicos que compreendem que elas atuam como empresas. Eduardo Farias afirma que elas não são. Ele lembrou que o cooperativismo no Brasil é recente e que as primeiras cooperativas estavam desbravando caminhos, o que pode ter causado esse desvio.

O vereador também falou sobre o reconhecimento essa semana pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) das cooperativas trabalhistas como um dos campos disponíveis no mercado de trabalho. “Agora ela é reconhecida internacionalmente e também detentora da possibilidade de geração e renda e como organismo de trabalho. Isso reforça ainda mais que a compreensão que estamos tendo, infelizmente não está na cabeça do Ministério Público do Trabalho no Acre e nem tem a compreensão de muitos do nosso estado e do próprio município”, relatou.

Eduardo Farias disse que está agendando uma ida a Brasília para conversar com Tribunal de Contas da União. Segundo o vereador foi de lá que saiu o primeiro parecer contrário às cooperativas.  Ele também vai ao Ministério Público Federal levando todas as documentações e leis, municipais, estaduais e federais.

“Agora com o reconhecimento OIT é preciso mudar essa concepção. Se tem alguma cooperativa fazendo errado, pune-se como se pune qualquer pessoa que não cumpre a lei. Não pode generalizar. Tem muito cooperativa séria gerando emprego e condições de trabalho para as pessoas”, frisou.