Eduardo Farias destaca resultado do Enade nos cursos de Psicologia e Direito da Ufac

por victor.farias — publicado 09/10/2019 17h45, última modificação 09/10/2019 17h50

O vereador Eduardo Farias (PCdoB) apresentou a mesa diretora da Câmara de Rio Branco dois requerimentos solicitando a entrega de Moção de Aplauso aos cursos de Psicologia e Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), pela nota alcançada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com Farias, os cursos receberam a nota máxima. “Fiquei muito feliz ao ter conhecimento que os cursos de Direito e Psicologia da Ufac receberam nota máxima no Enade, principalmente por estarmos em um momento em que a universidade está sob o cerco da toda essa política antieducação, promovida pelo presidente Bolsonaro”, disse o parlamentar ao comentar os cortes de verbas as universidades federais. Para o vereador, as ações do governo federal compromete o funcionamento básico da instituição.

Farias comentou ainda sobre as acusações do presidente de que as universidades apoiam o uso de entorpecentes, “Bolsonaro adotou um discurso incoerente e desde então vem fazendo denúncias infundadas, pegando questões muito particulares e querendo levar para o conjunto das universidades, a exemplo disso, um ou outro estudante que usa qualquer tipo de entorpecente, e atribuir isso a todos. Um ou outro excesso ser colocado como dia a dia da universidade é um erro. Acho que a maior prova de que as universidades trabalham no sentido de formar cidadãos de bem é esse resultado”, frisou.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

 

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.