Dr Jakson Ramos condena postura antiética de Moro e pede providências

por victor.farias — publicado 12/06/2019 10h09, última modificação 12/06/2019 10h09

O escândalo envolvendo conversas entre o ex-juiz federal Sérgio Moro e o procurador do Ministério Público Federal Deltan Dalagnol sobre a Operação Lava-Jato, divulgadas no último domingo, 9, pelo site The Intercept, também foram pauta na sessão da Câmara Municipal de Rio Branco nesta terça feira, 11.

O vereador Dr Jakson Ramos, líder do Partido dos Trabalhadores na Casa, destacou a falta de isenção dos envolvidos e cobrou providências sobre os fatos noticiados.

"São conversas que demonstram claramente como se barganha um cargo de ministro em um possível governo, como se consegue interferir no resultado de uma eleição impedindo a entrevista de um ex-presidente preso injustamente, cuja prisão foi baseada em provas forjadas, que juristas do mundo inteiro consideram provas insustentáveis em qualquer nação séria que considere a justiça imparcial".

Conversas

O material divulgado pelo The Intercept revela que Moro teve intervenção direta na Lava-Jato, inclusive questionando Dalagnol sobre fases da operação e intervalo entre as diligências.

Houve ainda a antecipação de ao menos uma decisão que tomaria inerente aos casos em que Moro julgava. Fatos que demonstram a atitude antiética do então juiz, que atuou não apenas como assistente de acusação, mas agiu como superior hierárquico da equipe que comandava a força-tarefa da Lava-Jato.

"Isso é uma vergonha para a justiça nacional. Nós esperamos que a justiça brasileira possa fazer uso dessas informações para que possa levar a cabo um julgamento que foi injusto e trazer às claras da população o que foi esse julgamento e como o senhor Jair Bolsonaro ganhou as eleições 2018, agindo de forma criminosa diante de temas como educação e segurança. Um governo que não tem governança em nenhum aspecto", disse Ramos.