CPI do Transporte Público cobra transparência das informações da contratação da empresa Rico Transportes

por Lumarques — publicado 18/05/2022 10h55, última modificação 19/05/2022 10h55

A Comissão Parlamentar de Inquérito que visa à fiscalização do setor de transporte público de Rio Branco, recebeu nesta terça-feira (17), o Sr. Nélio Anastácio ex-superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da RBTrans e o atual Superintendente da RBTrans Sr. Clendes Vilas Boas, que foram ouvidos na condição de testemunha no inquérito da CPI.

Sr. Nelio Anastacio, explanou sobre as dificuldades das empresas se adequarem ao TAC à época de sua gestão nos períodos de 2014 a 2018, também falou sobre a renovação da frota e afirmou que a solução para o caos do transporte público seria um novo processo de licitação para contratação de novas empresas, porém disse que o sistema é inviável devido ao custo da passagem e que o ideal seria o próprio município subsidiar a passagem, a exemplo de outros estados.

‘’Se perguntarmos qual o custo da passagem de hoje, com a qualidade dos carros e a quantidade de passageiros ela subir para uns R$ 7 eu não tenho medo de dizer que essas empresas não resiste por muito tempo, a realidade é que o sistema vai sempre falir, pois é inviável para qualquer empresa transportar um passageiro por R$ 7 e pagar R$ 4, novamente não vai suportar”, destacou.

Questionado pelo vereador Emerson Jarude (MDB) se a prefeitura teria interesse na contratação de novas empresas e se a prefeitura ajudou financeiramente a atual empresa Rico Transportes para prestar o serviço ao município, o atual superintendente da RBtrans, Clendes Vilas Boas, ressaltou que no período que a gestão assumiu encontrou diversas irregularidades e ordens de serviços que não eram cumpridas pelas empresas que prestavam o serviço e que não houve outra alternativa se não buscar uma empresa para atender de forma emergencial o transporte público de Rio Branco.

Clendes afirmou que a prefeitura tem interesse de resolver o problema do transporte público e que já se iniciou o processo de licitação e que não tem prioridade para nenhuma empresa. Ainda em sua fala, explicou que a Ricco teria solicitado 900 mil para deslocarem seus carros até Rio Branco, no entanto, a prefeitura propôs o valor de 700 mil que poderia arcar no momento.

Por fim, a presidente da CPI, vereadora Michelle Melo (PDT) solicitou mais transparência e acesso as documentação do processo de contrato da empresa da Rico Transportes a prefeitura de Rio Branco.