Conselheiros Tutelares recebem homenagem da Câmara Municipal de Rio Branco

por Lumarques — publicado 22/11/2022 15h50, última modificação 22/11/2022 15h50

No espaço Tribuna Popular, na sessão desta terça-feira (22), Conselheiros Tutelares que atuam no município de Rio Branco foram homenageados e receberam em nome da Câmara Municipal de Rio Branco uma Moção de Aplausos. A homenagem foi realizada a pedido do vereador e presidente da Casa, Cap. N.Lima em lembrança ao dia 18 de novembro, data em que se comemora o Dia do Conselheiro Tutelar.

Sr. Anilton de Sá – Conselheiro do 2º Conselho Tutelar, explanou a respeito do trabalho realizado as crianças e adolescente de Rio Branco, e lamentou as dificuldades e desafios que enfrentam no dia-a-dia com o aumento da violência na capital.

“Ser conselheiro tutelar é complicado hoje em dia, está muito perigoso sempre foi, mas hoje está mais, eu mesmo já fui ameaçado de morte no Conselho Tutelar, devido a atuação das facções. Nosso trabalho é árduo, todo dia acordamos cedo e não temos hora para sair, nossa missão é garantir o direito da criança e do adolescente’’, disse.

Ainda em sua fala, aproveitou a oportunidade para destacar os avanços e conquista com ajuda do parlamento mirim e reforçou o pedido a respeito da aprovação do Auxílio Periculosidade e solicitou do poder público apoio psicológico aos profissionais.

‘’Quero agradecer a cada um, temos uma conquista que estamos atrás que é o pagamento do Auxilio Periculosidade esta nessa Casa e soube que foi aprovado agradeço, preciso que saia do jurídico para que o prefeito sancione, a gente pede também a ajuda de vocês para poder sensibilizar o poder público para poder ter atendimento psicológico para todos os conselheiros, muitos estão doentes’’, destacou.

Sandra Lima – Conselheira do  2° Conselho Tutelar, enalteceu o papel dos profissionais que lutam pela garantia da proteção dos direitos da crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Queremos agradecer, obrigada por reconhecer a nossa função, uma função nobre, uma função que trabalha na vida de crianças e adolescentes e de suas famílias, função é de extrema relevância e peço para que continuem nobres vereadores, e que nós continuemos com essa luta incessante, sem cair, sem recuar, sem temer e acida de tudo com fé e com amor.’’

Preocupado com situação da falta de segurança relatada pelos Conselheiros, o autor da propositura, vereador Cap.N.Lima (Progressistas) sugeriu para que os mesmos conversem com o Prefeito Tião Bocalom (Progressistas) e com o Coronel Ezequiel Bino para se possível disponibilizar uma guarnição no prédio do Conselho Tutelar.