Com aumento de queimadas, vereador Laércio diz que não há nada a se comemorar no Dia da Amazônia

por Victor Augusto Farias publicado 05/09/2019 19h05, última modificação 05/09/2019 19h05

“Dia cindo de setembro é celebrado o Dia da Amazônia, mas a meu ver, esse ano não tem muito que comemorar. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que no mês de agosto foram registrados mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos. Isso é lamentável”. A fala é do vereador Laércio da Farmácia (PPB) em pronunciamento na Câmara de Rio Branco, durante a sessão de quinta-feira, 5.

Na oportunidade, o vereador cobrou ações de preservação das árvores e lembrou da importância da Amazônia, que segundo ele contribui para estabilizar o clima global. “A Floresta Amazônica tem a maior biodiversidade. Com o desmatamento e as recentes queimadas a estabilidade do clima global foi afetada. Preservar nossa Amazônia é preservar a vida”, destacou.

Ele pontua que apesar dos diversos discursos contra as queimadas, todo ano o quadro se repete. “Muitos discursos bonitos, mas que não tem efetividade nenhuma, pois todos os anos a coisa se repete. E esse ano a coisa está sendo bem pior. A Amazônia está destruída”, falou.

Dados do Inpe

Ao relatar dados do Inpe, o parlamentar frisou que há uma alta de 278% nos cortes de árvores da Amazônia em julho deste ano.

“Segundo o Greenpeace Brasil somente nos últimos meses mais de 1 bilhão de árvores foram tombadas na Amazônia (considerando 1.500 árvores por hectare)”, disse Laércio. E completou: “Já os focos de queimadas aumentaram em 70%, desde janeiro até agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de 66,9 mil pontos de incêndio registrados no país, 51,9% dos casos são na Amazônia. Este é o maior índice desde 2013, quando os dados começaram a ser apurados pelo Inpe. Portanto, reforço aqui que nossas autoridades precisam sair desse discurso hipócrita e agir de forma a evitar que esses índices aumentem ainda mais”, finalizou.