Circuito de quadrilhas em Rio Branco é tema de Tribuna Popular na Câmara Municipal

por Marcela Jansen publicado 28/06/2023 13h42, última modificação 28/06/2023 13h42

Atendendo a requerimento da vereadora Lene Petecão, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 28, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre o circuito de quadrilhas juninas na Capital. Na ocasião, a Casa Legislativa recebeu o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Anderson Nascimento, e os representantes da quadrilha Matutos na Roça, Jimy da Silva e Thalison Moura, que receberam uma Moção de Aplauso da vereadora.

Lene destacou o trabalho desenvolvido pela FGB e a relevância junto à comunidade rio-branquense. “Quero parabenizar de forma especial a equipe da FBG pelo brilhante trabalho que vem realizando. Tivemos muitos avanços e isso ótimo, pois entendemos que a cultura salva vidas. Toda essa dedicação é benéfica para nossa população”, falou.

Para a vereadora, área cultural deveria ter mais atenção do poder público. “Precisamos fortalecer cada dia mais a parte da cultura. Vim do movimento cultural e sei da importância que ele tem na comunidade e como resgata jovens e dá uma esperança de vida. Fico feliz em ver nossos arraiais ganhando força a cada ano”.

Por fim, a parlamentar lembrou que ao longo dos mandatos tem destinando emenda para ações na área cultural. “Tenho alocado recursos e continuarei a fazer isso porque sei da importância que ela tem. Como falei anteriormente, assim como o esporte, a cultura também salva vidas”.

O diretor-presidente da FBG, Anderson Nascimento pediu apoio da Casa na área cultural.“O desenvolvimento social e econômico de uma cidade passa pela cultural, pelo esporte e pelo lazer. Esses movimentos são importantes, portanto, precisamos dar uma atenção especial para que cada vez a possamos ter uma cidade e Estado melhor”, frisou o gestor ao pontuar a parceria com os vereadores. “O vereador Fábio Araújo sempre nos visita, tem também os vereadores Samir e Rutênio que estão sempre conosco. Ainda hoje o vereador Joaquim estará assinando um termo lá na FGB, enfim, uma parceria que desejamos ampliar e solidificar.

Nascimento falou também sobre o resultado final do 15° Circuito Junino, ocorrido no mês de junho e que teve como campeã a quadrilha Matutos da Roça. O tema escolhido para apresentação desse ano foi: “Dê vida à sua imaginação: venha brincar de boneco na noite de São João”.

“Foi uma festa linda, um grande sucesso, e o mais bacana, a construção desse evento passou por muitas mãos. Houve diálogo, entendimento, conversa com presidente da liga, enfim, quero aqui parabenizar e agradecer a todos que contribuíram para o sucesso desta edição”.

O representante da quadrilha Matutos na Roça, Jimy Silva, agradeceu a Moção de Aplauso destinada pela vereadora Lene ao grupo. Ele também falou sobre o trabalho social realizado por meio deles.

“É um prazer estar recebendo essa Moção da vereadora Lene Petecão. Obrigado pelo carinho!! A Matutos da Roça vai além de uma grupo de quadrilha, mas de pessoas engajadas ema fazer a diferença na comunidade. Temos um trabalho social que resgata pessoas que estão próximas da criminalidade, álcool e drogas.  Um trabalho reconhecido tanto no mundo junino e como na comunidade”, finalizou.