Campanha Fevereiro Roxo é tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

por Marcela Jansen publicado 14/02/2023 10h51, última modificação 14/02/2023 10h51

A primeira audiência pública de 2023 da Câmara de Vereadores de Rio Branco foi promovida nesta segunda-feira, 13. E o tema debatido foi a campanha “Fevereiro Roxo”, que traz a luz da sociedade o debate sobre prevenção e políticas públicas para pessoas com lúpus, fibromialgia e alzheimer.

A audiência pública foi proposta pela vice-presidente da Câmara de Rio Branco, Lene Petecão (PSD), que ao longo dos seus mandatos traz tem atuado para a implementação de políticas públicas para pessoas com lúpus e fibromialgia.

Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis. As demandas suscitadas durante o debate, como atendimento prioritário e acesso a medicamentos pela rede público, serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.

“Essa é a primeira audiência pública que se tem aqui na Câmara e em Rio Branco voltada para o debate do lúpus e fibromialgia. Eu acredito que isso já represente um grande avanço, pois traz o debate ao público e nos dá espaço para expor nossas demandas de melhoras, propostas, além de gerar visibilidade para a nossa luta”, destacou a líder voluntária da Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas (Anfibro) no Acre, Lene Queiroz.

O debate contou a presença do vereador Raimundo Castro (PSDB), da fisioterapeuta Suzy Aragão, da dermatologista Camila Lima, da reumatologista Adriana Marinho, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesare) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dos coletivos "Superando a Fibro” e "Lúpus nos Une em Família", entre outras.

“Todas as demandas apresentadas serão inseridas em um documento, que será encaminho às instituições e entidades citadas. Precisamos cobrar a implementação das políticas públicas”, destacou a vereadora Lene Petecão. (Por Maria Meirelles)