Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas é lançada pela Câmara Municipal

por Marcela Jansen publicado 23/08/2023 14h15, última modificação 23/08/2023 14h36

Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e os prejuízos à saúde, à fauna e flora e às reservas ambientais, a Câmara Municipal de Rio Branco promove uma campanha de conscientização educativa.

“É muito importante esse trabalho educativo, porque ele age na prevenção e isso tem reflexo direto no atendimento de ocorrências de incêndio”, disse o presidente do parlamento municipal, vereador Raimundo Neném.

O vereador Cap. N. Lima, que apresentou requerimento solicitando a realização da campanha, destacou a importância da ação pelo parlamento municipal. “As queimadas trazem prejuízos à saúde e à segurança da população, portanto, é importante esse trabalho educativo. Precisamos alertar a população sobre os malefícios das queimadas e como evitar”, disse.

As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, durante o período de estiagem, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fáceis de ocorrer os focos de incêndios.

Problemas ocasionados pelas queimadas

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao incêndio.