Câmara realiza audiência pública para debater 1º Relatório Quadrimestral de 2023 da SEMSA

por Marcela Jansen publicado 21/08/2023 13h18, última modificação 21/08/2023 13h18

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 21, uma audiência pública para debater o 1º Relatório Quadrimestral de 2023, requerido pelo vereador Raimundo Castro.

“Essa Audiência Pública teve como objetivo debater o primeiro relatório quadrimestral de 2023 da SEMSA, onde foi apresentado o demonstrativo do montante e fonte dos recursos aplicados nesse período, informações sobre a auditoria, oferta e produção de serviço público na rede assistencial. Quero parabenizar à presença de todos que acompanham essa prestação de conta”, disse Raimundo Castro.

A audiência contou com a presença da Eufrásia Santos Cadorin, representando da Divisão de Planejamento da SEMSA; José Augusto Pinheiro da Silveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Francisco Ribeiro, presidente da Central de Apoio as Associações de Moradores do Estado do Acre; Alcirley Quintela de Souza, SEMSA e Eduardo Nonato de Freitas, da SEMSA, além do ex-vereador Anderson Sandro.

Na ocasião, a representante da Divisão de Planejamento da SEMSA, Eufrásia Santos apresentou relatórios referente à aplicação de recursos comparando todos os quadrimestres anteriores da gestão. No documento constava o que foi executado, demonstrativo das emendas do legislativo municipal e o que foi destinado para execução direta e indireta e resultado parcial dos indicadores pactuados.

Em sua fala, Eufrásia destaca a importância do conselho para a sociedade. “O conselho cumpre com importante papel para sociedade, precisamos considerar que temos muitas adversidades, mas acima disso temos um compromisso com a sociedade, é uma função pública, uma responsabilidade e precisamos de apoio”.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Augusto contestou ação da gestão e destacou a importância do conselho municipal de saúde e suas comissões.

“Somos do conselho municipal de saúde no desmonte, nós não temos mais secretario executivo e administrativo, não temos um quadro técnico. Em declínio do não cumprimento da Lei de nº 2024 do Regimento interno desta Casa, Iremos encaminha e solicitar a esta Casa, uma intervenção e esperamos que junto a Prefeitura de Rio Branco, secretarias e Casa Civil possa se fazer cumprir a Lei e fornecer uma estrutura adequada para que possamos exercer o nosso trabalho. Os recursos da saúde precisam ser acompanhados pelo conselho municipal e suas comissões”.

O presidente da Central de Apoio as Associações de Moradores do Estado do Acre, por sua vez, frisou não ter condição de “fazer uma avaliação profunda do relatório, mas vimos que melhorou bastante, foram feito alguns questionamentos e tivemos avanço. A SEMSA vem fazendo um trabalho na comunidade, levando a saúde para quem realmente precisa”, disse Francisco. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)