Câmara Municipal debate medidas para evitar novas enxurradas na Capital

por Marcela Jansen publicado 15/05/2023 17h54, última modificação 15/05/2023 17h54

Atendendo a requerimento dos vereadores Lene Petecão e Samir Bestene, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 15, uma audiência pública no qual debateu propostas de limpeza e prevenção para evitar o transbordamento do igarapé São Francisco durante as chuvas na Capital.

Na oportunidade, a vereadora Lene ressaltou a importância de o poder público intervir, tendo em vista que o transbordamento do igarapé ocasionado prejuízos tanto aos moradores, quanto comerciantes locais.

“Estou muito grata mesmo porque não faltou absolutamente ninguém dos convidados para essa audiência que para mim é uma das audiências mais importantes. As pessoas perderam muito com esses últimos acontecimentos, portanto, muito obrigado a todos que se comprometeram a participar deste debate, especialmente, porque estamos lidando com famílias e comerciantes que estão tendo prejuízos a cada transbordamento”, disse.

O vereador Samir Bestene destacou que todos os anos se repete o problema das enxurradas, dessa forma, o momento é propício para debater uma busca por solução.

“Muito importante essa audiência pública, na qual chamamos os órgãos competentes para discutir essa problemática que assola nossa Rio Branco abo após ano. Precisamos trazer aqui para essa Casa esta discussão junto com todas as autoridades como secretários municipais, representantes do Ministério Público, representante da UFAC, a sociedade civil organizada, falou.

E acrescentou: “muito triste o que aconteceu esse ano em Rio Branco e a gente viu aquela parte do Procon, Conquista e vários outros bairros que foram atingidos pelas enxurradas dos igarapés. Vimos também que o prefeito tentou agir de forma rápida e enviou a esta Casa um PL de recomeço que todos os vereadores abraçaram. Ainda assim precisamos ampliar esse debate e achar uma solução definitiva”.

Os autores do requerimento frisaram ainda sobre a necessidade de reforçar o alerta quanto a construção de casas em lugares irregulares e sujeira nos igarapés. “Todos temos responsabilidades nesse debate”, disse a vereadora Lene.

Também presente na audiência pública, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito na Casa Legislativa, pontuou sobre o saneamento básico da Capital. “Até hoje nenhum gestor se propôs a fazer um Plano Municipal de Saneamento Básico e o prefeito Tião Bocalom logo que assumiu de imediato foi criado uma comissão na prefeitura. Já debates em audiência pública aqui nesta Casa sobre o tema, e o projeto se encontra, atualmente, na Prefeitura para reajuste. Esse debate de hoje passa pelo saneamento básico”, disse.

Ele falou ainda sobre os lixos no igarapé. “Infelizmente, nos últimos anos transformaram o Igarapé São Francisco em um esgoto e o resultado são essas enxurradas. É necessário revitalizar o Igarapé São Francisco e outros também, porém, a prefeitura necessita do apoio do governo do Estado e Federal”, disse o vereador ao destacar que uma limpeza já está sendo realizada no local a pedido do prefeito Tião Bocalom.

Estiveram presentes na audiência públicas, além dos vereadores, representantes do Ministério Público, Ordem do Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), secretários municipais, Defesa Civil de Rio Branco, Universidade Federal do Acre (Ufac), representantes dos bairros Sobral, Boa Vista, Plácido de Castro e João Paulo I e II, dentre outras pessoas.

Foto Rodrigo Pacheco