Câmara de Rio Branco realiza solenidade em comemoração aos 59 anos de instalação do parlamento na Capital

por Lumarques — publicado 19/09/2022 14h40, última modificação 19/09/2022 14h49

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã desta segunda-feira (19), a solenidade em comemoração aos 59 anos de instalação do parlamento na Capital. Desde a sua fundação,em 1963, trinta e um presidentes já compuseram a Mesa Diretora. Este parlamento está em sua 15ª Legislatura, cumprindo rigorosamente o papel de fiscalizar, fazer Leis, assessorar o Executivo e julgar as contas do município.

O evento contou as presenças da Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre – TJ/AC - Desembargadora Waldirene Cordeiro, Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre – MP/AC - Danilo Lovisaro do Nascimento, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre – TRE/AC - Desembargador Francisco Djalma, Procurador do Estado e subchefe da casa civil – Dr. Andrey Cezar de Hollanda, o Major da Polícia Militar – PM/AC Ailton Leitão e o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom.

A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre – TJ/AC -Desembargadora Waldirene Cordeiro, destacou as ações em prol do município para a população junto ao poder judiciário.

’Esses 59 anos também contribui com os 59 anos do poder judiciário do Estado do Acre, somos organizações e instituição com o papel de solidificar e harmonizar as ideias em prol do município e no caso do judiciário do estado’’.

O Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre – MP/AC, Danilo Lovisaro do Nascimento, enalteceu o progresso de evolução que a Câmara Municipal de Rio Branco vem realizando nesses 59 anos.

‘’É de uma grande satisfação ver esse progresso que vem sendo realizado pela Câmara Municipal. Firmar que o Ministério Público está sempre apoiando o poder municipal naquilo que for necessário, fiscalização, transparência nos seus atos para que possa realizar uma gestão digna de todos nossos munícipes e que nós todos possamos evoluir avançar para que tenhamos um município de Rio Branco muito forte.’’

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre – TRE/AC, Desembargador Francisco Djalma falou da importância do processo eleitoral para a construção do parlamento.

“O TRE não poderia ficar de fora desse evento dada a  importância da instituição que se diz respeito à elevação dos senhores vereadores nesta casa através do processo eleitoral. Que este poder tenha sempre a força de representar e dar voz aos munícipes de Rio Branco.”

Representando o governador Gladson Cameli, o Procurador do Estado e Subchefe da Casa Civil – Dr. Andrey Cezar de Hollanda, parabenizou a Câmara Municipal de Rio Branco e também destacou a evolução do parlamento no papel de ajudar a sociedade acreana.

‘’Em nome do governador quero falar da importância da Câmara Municipal para população acreana, e dizer que este é o elo da sociedade, do cidadão do nosso município com as autoridades públicas, o parlamento municipal deve sim ser muito valorizado.’’

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas),  frisou a parceria do Executivo Municipal com a Casa Legislativa ressaltando a transparência  para melhor atender a sociedade.

“A parceria com o Executivo Municipal, especialmente na nossa gestão, nós priorizamos a transparência, são os vereadores que as pessoas procuram para reclamar e pedir que os problemas sejam resolvidos, estou muito feliz de poder participar desse evento de 59 anos e de poder dizer que estamos ajudando no que é possível em especial na construção da primeira sede do Legislativo que será uma conquista para os servidores, vereadores e principalmente para a nossa população.”

O presidente da Câmara de Rio Branco, Cap.N.Lima (Progressistas) segundo ano à frente da Casa Legislativa, encerrou a solenidade enaltecendo os avanços da gestão.

‘’É uma satisfação grande para gente, todos os anos temos que comemorar porque é uma data importante para nossa casa e agora principalmente que estamos para começar a obra da nossa própria sede que há 59 anos sempre foi alugada. Hoje essa gestão pode falar de verdadeiros avanços na estruturação, modernidade e valorização de servidores, e isso me causa tamanha alegria de saber que estamos no último ano desta gestão com tantas conquistas, gratidão a todos os servidores que tem contribuído”.