Câmara Municipal de Rio Branco aprecia em plenário vetos do Executivo

por Marcela Jansen publicado 21/06/2023 18h55, última modificação 21/06/2023 18h55

Os vereadores apreciaram durante a sessão de quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Rio Branco cinco vetos do prefeito Tião Bocalom a projetos de lei aprovados na Casa Legislativa. Todos foram rejeitados por dez votos favoráveis pela derrubada dos vetos e um contrário.

O primeiro a ser apreciado foi o Projeto de Lei nº 01/2023, de autoria do vereador Ismael Machado, no qual dispõe sobre a contratação de vigilância armada, 24 horas, nas agencias bancárias públicas e privadas, nas agencias dos Correios que executam atividades bancárias e cooperativas de créditos situadas em Rio Branco.

Posteriormente, os vereadores analisaram o veto ao Projeto de Lei nº 05/2023, de autoria do vereador Cap. N. Lima, no qual versa sobre o desembarque de mulheres usuárias do sistema de transporte coletivo.

Também foi apreciado o Projeto de Lei nº 06/2023, de autoria da vereadora Lene Petecão, que dispõe sobre a campanha ‘Importunação sexual no ônibus é crime’.

O Projeto de Lei n° 11/2023, de autoria do vereador Fábio Araújo, que dispõe sobre a prioridade de adequação na camada asfáltica, passeio público e demais equipamentos urbanos públicos, nas vias em que residam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também teve o veto derrubado.

O último veto apreciado e derrubado foi ao Projeto de Lei nº 22/2023 que versa sobre o abate de animais de pequeno porte em propriedade rural privada.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o requerimento do presidente da Casa, vereador Raimundo Neném no qual solicita a realização de sessão solene em alusão ao jubileu de diamante da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB e ao Dia do Pastor, celebrado no mês de junho. O evento ocorre no próximo dia 26.

Por fim, os parlamentares aprovaram o requerimento da vice-presidente da Casa, vereadora Lene Petecão no qual solicita a entrega de Moção de Aplauso a quadrilha junina Matutos na Roça que se consagrou heptacampeã no Circuito Junino de Rio Branco no dia 18 de junho.

Foto Matheus Aguiar