Câmara Municipal aprova R$ 30 milhões para recuperar ruas da capital acreana

por Marcela Jansen publicado 01/06/2023 17h50, última modificação 01/06/2023 17h50

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram na quinta-feira, 1º, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional extraordinário por superávit financeiro, em favor da Secretaria Municipal de Infraestrutura Mobilidade Urbana -SEINFRA, no valor de R$ 30 milhões. O recurso será utilizado na recuperação de bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurrada dos igarapés.

“O principal objetivo deste Projeto de Lei Complementar é executar serviços de engenharias a fim de garantir total capacidade e condições de funcionamento das vias e logradouros públicos, preservando as condições segura de trafegabilidade, além de garantir a restauração dos logradouros públicos, atingidos pela devastação da inundação e enxurradas, causando danos nos sistemas de drenagem e pavimentação”, diz trecho da justificativa do PLC.

Ainda de acordo com a proposta, mais de 400 ruas em 40 bairros serão beneficiadas com obras, e com prazo de conclusão de 60 dias. Ao todo, serão mais de 160 máquinas de nove empresas privadas nas ruas da cidade.

Mais de 75 mil pessoas foram atingidas pela enchente do Rio Acre e mais de 15,4 mil tiveram que deixar suas casas. No geral, 100 mil pessoas foram afetadas pela cheia do rio e dos igarapés.