Câmara Homenageia jovem aprovado no curso de medicina da UFAC

por Lumarques — publicado 19/08/2021 20h40, última modificação 20/08/2021 10h57

A Câmara de Rio Branco recebeu nesta quinta-feira (19), no espaço Tribuna Popular, o estudante André Ramon, de 26 anos, recém-aprovado em medicina na Faculdade Federal Do Acre – UFAC.  Para debater a importância dos estudos na vida da população.

André Ramon, de família humilde, nascido em uma comunidade da zona rural de Acrelândia, no interior do Acre, alfabetizado pelo extinto Projeto Poronga- Programa Especial de Aceleração de Aprendizado. O jovem relatou que foi com ajuda de amigos e em especial de um vizinho o senhor Pablo Marques, que conseguiu terminar os estudos diante de muitas dificuldades e começar um cursinho. Foram 7 anos de tentativa para finalmente conseguir ser aprovado no curso de medicina.

André Ramon - Aprovado no Curso de Medicina da UFAC

‘’Tentar mudar de vida no Brasil por meio da educação e uma verdadeira guerra, isso acontece porque assim que saímos do Ensino Médio a grande maioria dos alunos não consegue passar no curso superior ou no concurso público. Esses alunos pobres perdem o acesso à internet, o acesso aos livros, o acesso a merenda e principalmente o acesso ao passe de ônibus estudantil. Isso faz surgir barreiras brutais que impedem muitos jovens de alcançar seus sonhos. A educação muitas vezes é negligenciada pelos governos” disse Ramon.

Senhora Vilenilde Arruda Maciel, de 48 anos, mãe de Ramon, trabalha como faxineira em uma academia de Rio Branco e sempre acreditou na dedicação e no potencial do seu filho. Destacou a dificuldade de manter o filho na faculdade, com alto custo que são os materiais e pediu ajuda aos vereadores que façam um Projeto de Lei para apoiar os estudantes.

Senhora Vilenilde Arruda Maciel, de 48 anos, mãe de Ramon

A vereadora Lene Petecão (PSD), emocionada com o relato de Ramon, parabenizou estudante pela luta e esforço dele e de sua mãe e homenageou com uma Moção de Aplauso.

‘’O estado e muitas vezes o município negligenciando as pessoas pobres a chegar ao lugar aonde você chegou, só pela persistência pelo amor de uma família unida que foi possível você chegar aqui. A educação e a ferramenta que transformam vidas’’ disse a vereadora.

O Presidente da Câmara, vereador N.Lima (Progressitas), afirmou  que irá fazer  o Projeto de Lei e apresentar ao prefeito Tião Bocalom, para que esses estudantes continue com beneficio do vale-transporte e parabenizou a senhora Vilenilde Arruda, por lutar para realizar o sonho de seu filho.