Câmara debate projeto "Quebrando o Silêncio", de combate à violência doméstica

por Marcela Jansen publicado 25/08/2023 23h02, última modificação 25/08/2023 23h02

Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta sexta-feira, 25, uma Audiência Pública para debater o projeto "Quebrando o Silêncio", de combate à violência doméstica.

A audiência contou com a presença do Pr. Aleixo Júnior Ferreira Brito, líder de Evangelismo da Associação Norte de Rondônia e Acre da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado do Acre; Pr. Abraão Rosa Fabroni, pastor da Distrital da Regional do Bosque; Pr. Orlando de Oliveira Filho, pastor da Distrital da Regional da Floresta; Érika Liane de Oliveira, Coordenadora Geral dos Ministérios da Mulher e da Criança do Distrito da Floresta Rio Branco/AC, dentre outras pessoas.

Rosenilda Silva destaca o alto índice de violência no Estado e ações educativas essências para conscientização. “Muito tem se falado de violência domestica, todos os dias nos deparamos com noticias aterradoras que tem deixado o mundo em comoção, dentro e fora do Brasil. No Acre, são 9,3 mil ações criminais e 57 casos de feminicidio para serem julgados e ocorrem justamente no lugar em que as pessoas deveriam se sentir mais seguras. Ações educativas são essências para levar informações para que os jovens possam identificar as formas de violência e, assim, romperem com a naturalização do machismo e preconceito de gênero”.

Alinne Cristinne ressaltou ressalta o silencio da violência e projeto “Quebrando Silencio”. “Sabemos que infelizmente a situação de violência é algo que acontece com muita frequência na nossa sociedade e na mesma intensidade que acontece também é silenciado. O projeto “Quebrando o Silêncio” consiste em trabalhar ação e prevenção, trazendo conhecimentos de como podemos ajudar na prevenção de casos”.

O autor do requerimento, vereador Ismael Machado agradece a presença de todos e convida os pares para a próxima audiência pública. “Muito obrigado mais uma vez, agradeço muito a Deus, por esse momento e repito nosso Deus é maior autoridade sobre todas as coisas, obrigada meu Deus. Convido aos pares para Audiência Pública que ocorrerá no dia 28 de Agosto nesse plenário com o objetivo de debater o plano diretor”. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo da CMRB)