Câmara debate ações do Conselho Municipal de Saúde durante Tribuna Popular

por Marcela Jansen publicado 30/08/2023 12h55, última modificação 30/08/2023 12h55

Atendendo a requerimento do vereador Raimundo Castro, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na terça-feira, 29, uma Tribuna Popular no qual debateu acerca do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, o parlamento municipal recebeu o presidente da Central de Apoio às Associações de moradores do Estado do Acre (Ceames/AC). Francisco Ribeiro.

“Infelizmente, vem ocorrendo entrave entre a Prefeitura de Rio Branco e o Conselho Municipal de Saúde há certo tempo. Inclusive, o vereador Fábio Araújo fez uma fala aqui nesta Casa cobrando mais empenho do Conselho e acabou sendo massacrado pela diretoria, que até nota de repúdio solicitaram. Como pode alguém ser criticado por pedir mais efetividade em seu trabalho”, disse Ribeiro ao pontuar supostas irregularidades.

“No dia oito de julho a secretária executiva foi exonerada, mas o estranho disso tudo é que é de prerrogativa da diretoria do Conselho nomear e exonerar. Enfim, os últimos dois anos e meio não apresentaram propostas ou fizeram algo de relevante, nada avançou no Conselho”, frisou.

Por fim, Francisco pediu a intervenção do Ministério Público junto do Conselho Municipal de Saúde. “Ou se retoma os trabalhos, ou suspende logo o Conselho”, falou.

O vereador Raimundo Castro, autor do requerimento, sugeriu a elaboração de um relatório minucioso sobre os problemas existentes dentro da pasta. “Coisas muito sérias foram relatadas aqui, portanto, acho que o encaminhamento desta tribuna seria a entrega para esta Casa de um relatório com informações detalhas do que ocorre no Conselho. Não podemos provocar o MPAC somente com essas informações que foram relatadas aqui, precisamos de mais embasamentos”, finalizou.