Câmara de Vereadores homenageia fazedores de cultura do Movimento Junino

por victor.farias — publicado 02/05/2019 18h34, última modificação 02/05/2019 18h34

Promotores de um dos maiores eventos de cultura de Rio Branco, os líderes do Movimento Junino foram homenageados nesta quinta-feira, 2, na Câmara de Vereadores. A sessão solene foi de autoria do vereador Rodrigo Forneck (PT).

“Nosso mandato serve como instrumento para que a população possa ter voz ativa e condições de reivindicar direitos e o que mais achar necessário. No momento em que a gente abre essa tribuna para o Movimento Junino, abrimos espaço de fala para cada brincante que ensaia meses para se apresentar, durante o período junino”, frisou Forneck, que é presidente da Comissão de Cultura.

Não diferente de outros estados do Norte e Nordeste, a tradição junina no Acre tem forte impacto social e econômico. Além de gerar posto de trabalho e renda, envolve jovens de todas as classes sociais numa atividade cultural marcada pelo respeito e harmonia entre os brincantes.

Karla Martins, coordenadora da quadrilha junina Pega-Pega, destacou o poder transformador da cultura para a sociedade. “A cultura, ainda que pareça a perfumaria, representa na verdade toda a nossa existência. Quando falamos de cultura, falamos da própria vida. As quadrilhas juninas de Rio Branco e do Acre têm uma importância muito grande, pois representam parte da nossa formação idenitária, além de serem instrumentos de aglutinação de jovens”, frisou.

Engana-se quem pensa que o Movimento Junino é desorganizado. Os grupos possuem códigos de conduta. Nenhum brincante se apresenta, por exemplo, sob efeito de qualquer tipo de substância que o tire de seu estado natural.

O presidente da Liga de Quadrilhas do Acre, Jimy Lima, agradeceu o vereador Rodrigo Forneck pela homenagem e a Prefeitura pelo apoio. “O meu sentimento é de gratidão pela gestão da prefeita Socorro Neri, e também ao ex-prefeito Marcus Alexandre, que fortaleceu as quadrilhas juninas, implementando os arraiais nas comunidades. ”

Ao final da sessão, o vereador Rodrigo Forneck entregou a moção de aplauso para a Liga de Quadrilhas do Acre.

Calendário Junino

Neste fim de semana os riobranquenses poderão desfrutar dos arraiais da “Saudade” e “Assados do São João”, realizados nos bairros Geraldo Fleming (em frente à Escola Anice Dib Jatene) e Plácido de Castro (Praça Joaquim Macêdo), entre os dias 4 e 5, sábado e domingo.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck