Câmara de Rio Branco recebe lojistas do Shopping Aquiri para debater a terceirização da administração do shopping

por Lumarques — publicado 25/11/2022 20h50, última modificação 29/11/2022 11h37

Na manhã desta sexta-feira (25) a Câmara de Rio Branco realizou Audiência Pública que teve como objetivo debater a terceirização da administração do Shopping Aquiri. A audiência contou com a participação de gestores da prefeitura de Rio Branco, lojistas, representantes da administração do Shopping e da empresa terceirizada.

No início desta semana, o empreendimento de comércio popular da capital acreana, passou a ser administrado por uma empresa privada de Minas Gerais, repassando a responsabilidade de cuidar do local ao setor privado. Os lojistas também reclamam que deixaram de ser concessionários para serem locatários e reivindicaram os valores cobrados a eles.

“Nós perdemos o direito de concessão e passamos a ser locatário então um das pautas que nós temos batido em cima, que nós não queremos perder nossos direitos como concessionário, não é justo na hora que conseguimos o nosso espaço a gente perder o nosso direito e passarmos a ser locatário”, disse A lojista Antonia Fabiane Silva

O presidente do Sindicado dos Camelôs, ex-vereador Carlos Juruna, questionou a infraestrutura do Shopping e a dificuldade que as pessoas enfrentam para vender seus produtos

‘’Lá em 2019 era uma coisa, naquele tempo as coisas caminhava, hoje está totalmente diferente, o sistema de transporte público está quebrado, várias pessoas não caminham mais nas calçadas e isso não trás o público para o shopping.

Ainda em sua fala Carlos Juruna, lamentou o valor que está sendo cobrado e informou que a maioria dos lojistas não tem condições de arcar com o valor cobrado no aluguel pela empresa.

”Perdemos muitos clientes, e pela precificação que a empresa levantou e impossível ser praticado.”

O coronel Ezequiel de Oliveira Bino, Chefe do Gabinete Militar da prefeitura, que foi representando a gestão municipal, afirmou que a prefeitura estar buscando uma solução para que ninguém seja prejudicado e que o diálogo estar aberto para ambas partes.

“O Executivo não irá desamparar esses trabalhadores. Existem algumas cláusulas contratuais, mas buscaremos um entendimento sobre essas medidas. Tudo deve ser feito de acordo com a Lei.”

Antonina Mello Wolstein Campos - Representante da Empresa Elit Participações e Patrimônio LTDA, Rio Branco/AC, disse que a empresa apenas cumpriu o que exige o edital de licitação pediu mais apoio dos lojistas e afirmou que alguns deles estão sendo coagidos.

‘’Com relação aos preços praticados, estamos cumprindo o que diz edital  de licitação, já estamos fazendo orçamentos para benfeitorias e precisamos ter o apoio deles e no momento não estamos tendo, alguns que procuram a administração informam que estão sendo coagidos, ameaçados se assinar o contrato, é essa a informação que chega, de maneira alguma queremos tirar o que é deles.”

Autora da propositura a vereadora Michelle Melo (PDT) destacou a importância do diálogo que o executivo tenha com a população os comerciantes e lamentou o valor que esta sendo cobrado do aluguel do espaço a esses lojistas. Como encaminhamento, sugeriu a criação de uma Comissão entre os vereadores para iniciar o diálogo com a gestão de Bocalom.

“A reclamação dessas pessoas, dos lojistas e camelôs, e que tudo foi feito sem muito diálogo, vimos que depois do pedido dessa reunião, o prefeito Tião Bocalom sentou para conversar com eles. Isso já foi um passo positivo para o nosso pedido da audiência. Trouxemos a categoria para dentro da casa do povo, onde nós os representamos, convocamos os representantes do poder público municipal para que tenha essa conversa. Existe a cobrança de um valor muito grande de aluguel para esses lojistas, e tememos que eles não possam pagar e percam o trabalho de uma vida.”