Câmara de Rio Branco realiza Audiência Pública para debater Plano Plurianual do município

por Lumarques — publicado 20/10/2021 20h55, última modificação 21/10/2021 11h17

O presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), vereador Ismael Machado (PSDB) propôs um debate aberto sobre o Plano Plurianual (PPA) da prefeitura, que deve ser executado entre 2022 e 2025. A apresentação das metas e ações foi feita através de Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (20) e contou com as presenças de Sra. Neiva Azevedo da Silva Tessinari – Secretária Municipal de Planejamento; Sr. Antônio Cid Rodrigues Ferreira – Secretário Municipal de Finanças; Sr. Valtim José da Silva – Secretário Municipal da Casa Civil; Helder Paiva – Assessor de Assuntos Legislativos e a Dra. Vanessa de Macedo Muniz – Promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente.

O PPA definirá as prioridades do Governo Municipal para o período de 4 anos podendo ser revisado a cada ano e deverá constar o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar resultados esperados ao bem-estar da população.

A Secretária de Planejamento, Neiva Tessinari, fez a apresentação do PPA destacando os principais eixos de indicadores para o desenvolvimento Sustentável, considerados referências para modelos de cidades excelentes, sustentáveis e inteligentes, além de uma série de informadores nas áreas de assistência social, educação, produção, saúde, geração de emprego e renda.

‘’O planejamento Plurianual, por fim, quando estruturado de modo estratégico e realista, é umas das melhores alternativas para o município promover o crescimento com vistas ao desenvolvimento econômico, capaz de gerar produção, emprego e dignidade’’, destacou Sra Neiva.

O vereador Samir Bestene (Progressitas) parabenizou a iniciativa da elaboração de um questionário e da pesquisa online que foi disponibilizada para a participação da população em geral.

O pedestista Fábio Araújo explanou sobre as metas apresentadas para o saneamento básico no PPA e sugeriu que haja melhorias com questão de revitalização das unidades.

Por fim, o vereador Ismael Machado (PSDB), destacou as emendas que irá apresentar na reunião da Comissão de Finanças, que acontece hoje às 14h.

‘’Irei colocar emenda referente a parques municipais a praças, construção de um porto municipal, também defendo bastante essa ideia que gostaria que contasse no PPA, para atender os ribeirinhos [..] e uma secretaria para acolhimento familiar’’, concluiu  o vereador.