Assistentes sociais são homenageados com Moção de Aplauso no parlamento municipal
Atendendo a requerimento do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), a Casa Legislativa realizou na quinta-feira, 29, um ato solene em homenagem aos assistentes sociais do Acre pela passagem do Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio. A cerimônia foi marcada por discursos emocionados, reconhecimento da importância da categoria e apelos por mais valorização profissional.
Na oportunidade, foram homenageadas Maria Tarcísia de Medeiros, presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 26ª Região; Noemi Lopes, assistente social do Instituto Socioeducativo do Acre; Angélica Taís, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb); Charlaine Lira, da Unidade de Nefrologia da Fundação Hospitalar; Ana Cássia e Ana Paula, ambas do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; e Thalita Costa, assistente social e assessora parlamentar da Casa.
O autor de requerimento, vereador Joabe Lira destacou a relevância da profissão e compartilhou sua vivência pessoal ao lado de sua esposa, a assistente social Charlayne Lira. “Tenho a alegria de viver de perto dessa realidade e testemunhar o quanto essa profissão exige empatia, firmeza e amor ao próximo”, declarou.
E acrescentou: “são profissionais que carregam, além do conhecimento técnico, a empatia e o amor ao próximo. Essa homenagem é um ato de reconhecimento de toda a sociedade acreana.”
Ao dispor da fala, a presidente do CRESS, Maria Tarcísia, afirmou que o papel do assistente social é essencial diante dos desafios sociais e ambientais enfrentados no Brasil, e defendeu a efetivação da Lei 13.935/2019, que garante a presença de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas. “As escolas estão pedindo socorro. Pós-pandemia, a necessidade desses profissionais se tornou ainda mais urgente”, alertou.
Tarcísia também destacou o tema da categoria neste ano: “Aqui é claro e urgente: defendemos justiça ambiental e enfrentamos a desigualdade social”. Segundo ela, é impossível pensar justiça social sem considerar os impactos da degradação ambiental nas comunidades vulneráveis.
A profissional Charlaine Lira reforçou o papel do serviço social na promoção dos direitos humanos e na atuação junto aos mais invisibilizados. “Trabalhamos diariamente com aquilo que muitas vezes não se vê: a dor, a resistência e a luta das populações mais fragilizadas”, afirmou.
Já Ana Paula, com 25 anos de trajetória na área, relembrou os desafios enfrentados nos primeiros anos da profissão no Acre e destacou conquistas como a criação do curso de Serviço Social em Rio Branco, a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a fundação do CRESS local. Ela também cobrou a valorização da jornada de 30 horas para os profissionais da área.
"Enfrentamos desigualdades todos os dias, mas seguimos com ética, coragem e compromisso. Porque ser assistente social é acreditar que cada vida importa e que a justiça social não pode esperar.”
Por fim, o vereador Joabe lira entregou uma Moção de Aplauso em reconhecimento aos profissionais que atuam em diversas instituições do estado.
O que disseram os vereadores:
O vereador Aiache (PP) relembrou sua atuação na Secretaria de Saúde e elogiou o papel dos assistentes sociais nos hospitais. “O profissional está sempre presente para apoiar quem perdeu um ente ou enfrenta um momento difícil. Temos que garantir condições melhores de trabalho.”
A vereadora Lucineide Vale (PP) chamou atenção para a presença feminina na categoria e ressaltou o papel essencial desses profissionais em todos os órgãos públicos. “Vocês lidam com a dor do outro com coragem, empatia e presença. Merecem mais respeito e valorização.”
Já o vereador Éber Machado (MDB) disse que a profissão está presente em todas as fases da vida e merece reconhecimento maior. “Vocês abrem portas onde muitos querem fechá-las. A atuação de vocês é indispensável.”
o vereador André kamai (PT), por sua vez, fez uma crítica ao desmonte da política de assistência social nos últimos governos e destacou a crise atual no atendimento à população de rua. “A culpa não é do Centro Pop. É da ausência de políticas públicas. A militância de vocês é fundamental.”
Elzinha Mendonça (PSD) afirmou que a luta por valorização profissional precisa de apoio político e destacou o impacto direto do trabalho dos assistentes sociais na vida das pessoas. “Vocês são a luz na vida de quem não tem mais esperança. Lutem que nós vamos lutar com vocês.”
Zé Lopes (Republicanos) fez menção especial à pastora Ana Cássia e ao projeto IPB Social, destacando o papel transformador do serviço social nas comunidades. “Vocês ajudam quem já foi esquecido pelo poder público. Precisam de emendas, recursos e apoio real.”
Por fim, o vereador Samir Bestene (PP) parabenizou a categoria e afirmou que a Câmara está aberta para colaborar com as demandas do serviço social. “Essa profissão promove igualdade e deve ser fortalecida com políticas públicas e reconhecimento.”
(Por Marcela Jansen | Câmara Municipal de Rio Branco)