Câmara de Rio Branco debateu sobre mobilidade urbana em Seminário

por Victor Augusto Farias publicado 04/12/2019 08h09, última modificação 04/12/2019 08h09

Cidades Inteligentes: Seminário de Mobilidade Urbana" foi o tema debatida pela Câmara de Vereadores de Rio Branco nos dias 29 e 30 de novembro. O evento contou com o apoio da prefeitura de Rio Branco, gabinete do vereador Eduardo Farias, senador Sérgio Petecão, da Universidade Federal do Acre (Ufac), Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Unimeta, Sindmoto e Rbtrans.

A vereadora Lene Petecão (PSD), presidente em exercício da Câmara na ocasião, ao dar início ao Seminário, pontuou sobre a importância de debater caminhos na construção de uma Rio Branco como cidade inteligente. "Este seminário tem uma grande importância. A mobilidade urbana é isso, precisamos discutir de forma muito sincera sobre uma Rio Branco melhor, mais organizada, mais inteligente para todos".

O vereador Eduardo Farias (PCdoB), idealizador do evento, também ressaltou a importância do debate e agradeceu aos apoiadores. "Este é um seminário feito a muitas mãos. Apresentamos e a Câmara aprovou, e os parceiros como a Prefeitura de Rio Branco, o senador Sérgio Petecão e as universidades com os cursos de engenharia e de arquitetura fazem essa discussão de forma a colaborar com o planejamento e crescimento da nossa cidade", declarou o vereador.

Também presente no seminário, a prefeita Socorro Neri (PSB) disse que "para pensar Rio Branco para o futuro é preciso pensar também nas soluções que precisamos encaminhar no presente. A mobilidade urbana é uma das questões mais importantes e urgentes. Por isso a importância de debates trazendo um olhar técnico sobre um tema que é fundamental para nossa cidade".

Além dos vereadores, também participaram do seminário gestores e equipes municipais da área de Transportes e Trânsito e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, acadêmicos e a sociedade civil no geral.

Após solenidade de abertura, o engenheiro Ricardo Torres, auditor fiscal de Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, palestrou aos presentes sobre o tema Mobilidade urbana e qualidade de vida, abordando contextos, desafios e políticas públicas de gestão urbana.

No sábado, 30, pela manhã, debateu-se sobre ‘A Infraestrutura Urbana e a Mobilidade’, cujo palestrante foi o Dr. Victor Carvalho Pinto. As professoras Adriane Aparecida e Mariane Roberta também participaram do debate, cujo mediador foi o professor Coelho.

Na sequência, debateu-se sobre ‘A Cidade Para Pessoas’, com o palestrante Pedro Bonfim Segóbia. Os debatedores foram Valden Rocha e o professor Lucas Leonardo. O mediador foi o vereador Artemio Costa.

Na parte da tarde tratou-se sobre ‘O Futuro do Transporte Coletivo Individual e Coletivo de Passageiros’, também com o palestrante Pedro Bonfim Segóbia. OS debatedores foram: Francisco Leite e Esperidião Teixeira. O mediador foi o vereador Eduardo Farias.

Debateu-se também sobre o ‘Plano de Mobilidade Urbana”, com a engenheira Dannya Coutinho. Os debatedores foram: a engenheira Ana Maria Cardoso e Emerson Deângelis.

O que são cidades inteligentes (smart city)?

As cidades inteligentes, ou Smart Cities, são aquelas que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. Essas ações podem acontecer em vários setores como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade urbana, coleta de lixo, controle da poluição do ar, entre outros.