Câmara de Rio Branco abre trabalhos legislativos de 2026 destacando produtividade histórica em 2025
A Câmara Municipal de Rio Branco realizou, na manhã de segunda-feira (2), um café da manhã com profissionais da imprensa para marcar a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2026. O encontro ocorreu no Hotel Nobile Suítes e reuniu vereadores, jornalistas e autoridades municipais.
Durante o evento, o presidente da Casa, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no último ano e projetou um novo ciclo de trabalho com foco em pautas estruturantes para a capital. Segundo ele, 2025 foi o ano mais produtivo já vivenciado pela Câmara Municipal de Rio Branco, tanto em volume de proposições quanto em impacto legislativo e social.
“É um ano importante. O ano passado foi o mais produtivo da história da Câmara. Trabalhamos bastante em prol da população de Rio Branco e este ano não vai ser diferente. Estamos empenhados e dedicados. Temos projetos importantes que serão analisados e votados, como o Plano Diretor e a questão do transporte público, que temos compromisso em ajudar a resolver”, afirmou.
De acordo com o relatório institucional apresentado, somente em 2025 a Câmara Municipal registrou 247 projetos de lei apresentados, 11.469 indicações, 347 requerimentos, 209 emendas protocoladas e a realização de 23 audiências públicas, além de ações como Câmara Itinerante, visitas técnicas, eventos oficiais e campanhas de conscientização.
Joabe Lira também falou sobre o andamento da nova sede do Legislativo municipal, uma das principais conquistas recentes da Casa. Segundo ele, a obra está na fase final, com aquisição do mobiliário interno em andamento, e a mudança para o novo prédio deve ocorrer nos próximos meses.
“A nossa tão esperada sede está quase finalizada e ficando muito bonita. Estamos na fase de aquisição do mobiliário interno e acreditamos que, em até 60 dias, devemos realizar a mudança. Será um espaço com mais conforto para a população e também para a imprensa”, disse.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que também participou do encontro, ressaltou a importância da relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo. Ele destacou que a gestão municipal tem mantido os repasses dentro do limite máximo permitido, contribuindo para a valorização e estruturação da Câmara Municipal.
“Sempre procurei respeitar os limites de cada poder. Sei qual é a função do vereador e valorizo muito o Legislativo. Nunca a Câmara foi tão valorizada como nos últimos anos. Isso pode ser visto nas emendas e na conquista da sede própria”, declarou.