Câmara aprova projeto que institui o "Dia da Capoeira"

por julianaqueiroz — publicado 30/11/2018 14h08, última modificação 30/11/2018 14h08

A matéria foi aprovada na Casa Legislativa, nesta última terça-feira, 27, onde fica instituído no âmbito do Município de Rio Branco o "Dia Municipal da Capoeira", a ser comemorado, anualmente, no dia 03, de agosto.

A lei autoriza o Poder Executivo a construir e implementar políticas públicas bem como ações que promovam e divulguem a história e a prática da Capoeira para a população de Rio Branco.

"A arte e o esporte são expressões que devem ser priorizadas pelo poder público como alternativas contra o crime e a violência, meus amigos. Vamos continuar lutando pelo que acreditamos e sempre na defesa das manifestações culturais, porque é assim que conseguiremos chegar a uma sociedade mais justa e livre", destacou Forneck.

Segundo o parlamentar o PL foi construído em parceria com a Federação Acreana de Capoeira, a Liga Acreana de Capoeira, a Câmara Temática de Capoeira e os grupos independentes que atuam na cidade.

"Arquitetamos um projeto de lei que orienta como deve ser a construção de políticas públicas pro estímulo e pra preservação dessa rica expressão afro-brasileira, a proposta é celebrar a resistência das rodas de capoeira e valorizar o ofício dos mestres que desenvolvem projetos nas escolas e nas periferias para a inclusão social de milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, assim contribuindo ativamente para a manutenção de uma cultura de paz", encerrou.

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB

Fotos: Luíz Moura