Audiência Pública – Câmara de Rio Branco debate regulamentação do estandes de tiro em perímetro urbano

por Lumarques — publicado 14/03/2022 18h45, última modificação 15/03/2022 10h03

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta segunda-feira (14) Audiência Pública para debater a alteração do artigo da Lei Municipal Nº 2.222 que verça sobre a implantação de estande para práticas de tiros no perímetro urbano. Estiveram presentes o Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira – SEJUSP, CEL PM Glayson Dantas, o Delegado de Polícia Civil e Chefe da Divisão de Obras e Projetos, Senhor Jarlen Alexandre Martins Rodrigues, a Coordenadora do Plano Diretor do Município de Rio Branco, Ana Cunha, Delegado de Polícia Federal - Chefe da Delegacia de Armas e Produtos Químicos no Acre- Luiz Carlos de Oliveira e a Senhora Cristiane Barbosa Cavalcante – Assessora Jurídica e Membro do Comitê de Revisão do Plano Diretor.

O proponente da audiência, vereador Cap. N.Lima (Progressistas) defendeu a alteração do artigo da Lei apresenta pelo vereador Rutênio Sá (Progressistas), e frisou sobre as vantagens da construção do estande de tiro ao ar livre para o Centro integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS)

“A urgência de nós fazermos essa emenda, no nosso plano diretor antigo, é uma solicitação da secretaria de segurança pública, que tem uma verba hoje do Ministério Público da Justiça para fazer o estande de tiro da segurança pública que nós não temos, o que temos é muito afastado da cidade, temos no Quinarí, na COE, e no GEFRON. A secretaria de segurança se desloca para esses locais, nós sabemos do perigo que as pessoas estão correndo para se deslocar desse distância para fazer suas práticas de tiro, para os seus militares e para os seus policiais civis”, disse N.Lima.

O vereador Rutênio Sá (Progressistas), autor do Projeto de Lei Complementar, evidenciou as vantagens da construção do espaço que possibilitará a capacitação das forças de segurança.

‘’Nossa cidade está crescendo a sociedade esta apresentando novas demandas e essa questão da autorização do estande in-dor é uma necessidade da nossa população tanto para o treinamento de forças policiais como para aplicação de esportistas que aplicam como robbie a questão do tiro, a própria defesa da nossa sociedade para que as pessoas autorizadas possam saber manusear melhor algum armamento em relação a sua defesa pessoal isso é uma questão hoje que envolve nossa sociedade’’, disse Rutênio.

Sr. Cel Pm R1 Glayson Jean Moreno Dantas – Coordenador Do Gabinete De Gestão Integrada E Fronteira – SEJUSP , destacou que existe a verba necessária por parte do Ministério da Justiça para que tenha a construção do estande de tiro na área urbana.

‘’Tem essa verba do Ministério da Justiça, para construção no centro integrado de ensino e instrução e com aprovação dessa legislação vai facilitar não somente a questão perimetral de segurança na condução de armamento e tiro para os órgãos de segurança pública, mais como o todos os parceiros e sem falar que vai criar uma demanda empresarial com a construção de centro de tiro de ensino instrução na parte urbana’’.

Sobre o questionamento sobre a viabilidade da aprovação da referida alteração da Lei, a Coordenadora Do Plano Diretor Do Município De Rio Branco, Ana Cunha disse que deve ser tratada de forma considerar as particularidades do espaço geográfico.

Ao final, o vereador Cap.N.Lima, conforme sugestões apresentadas pela Coordenadora Do Plano Diretor Do Município De Rio Branco, se comprometeu em encaminhar o PL com as devidas alterações para avaliação da Procuradoria da Câmara e Comissões responsáveis para o quanto antes seja apresentado ao parlamento mirim para votação e encaminhado ao Executivo Municipal.