Artista que transformou luta contra câncer de mama em espetáculo participa da Tribuna Popular

por Lumarques — publicado 13/10/2022 13h58, última modificação 13/10/2022 13h58

A atriz e diretora teatral Claudia Toledo e o diretor e ator de teatro Lenine Alencar deram voz à Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Rio Branco, nesta quinta-feira, 13. Abordando a arte e a cultura como agentes sociais de transformação, os fazedores de cultura foram convidados pela vereadora Lene Petecão (PSD).

Cláudia e o companheiro Lenine transformaram em arte a luta que ela enfrentou contra o câncer de mama. No Parlamento Mirim, a artista destacou a importância de mais investimentos públicos em arte e cultura.

“É uma tentativa de que sejamos vistos me todos os sentidos, tanto no processo do câncer, da saúde da mulher e também da arte, da cultura. Durante esse processo de pandemia, os artistas foram muito massacrados e a gente ainda está tentando sobreviver. A Câmara de Vereadores é um espaço de fala da sociedade e essa conscientização dos vereadores, das vereadoras e dos servidores é muito importante”, destacou Claudia.

Lene Petecão, a ideia a proposta desta Tribuna Popular é gerar informação. “A arte é um importante instrumento de conscientização, por isso, fiz questão de convidar a Claudia e o Lenine para virem até aqui, falar sobre esse tema tão importante, a partir da vivência real de uma mulher, artista que enfrentou essa doença e transformou sua experiência em arte e cultura, e merece nosso apoio”, disse.

Diagnosticada durante a pandemia [2021], a artista encerrou parte do tratamento, em julho de 2022, e registrou o processo em uma espécie de diário. Analisando os escritos, ela e o seu companheiro Lenine Alencar – diretor e ator de teatro- perceberam que as reflexões, descritas poeticamente, tinham uma pegada dramatúrgica e poderiam resultar num espetáculo teatral sobre essa trajetória vivenciada pela atriz.

O espetáculo Carcinoma foi apresentado em algumas unidades de saúde de Rio Branco, compondo as ações da campanha Outubro Rosa. O presidente da Câmara de Vereadores N Lima convidou os artistas a apresentarem o espetáculo para os servidores.

*Por Ascom/ Lene Petecão