Artêmio Costa comemora aprovação de projeto que institui Semana de Prevenção às Doenças Renais

por julianaqueiroz — publicado 20/06/2018 11h57, última modificação 20/06/2018 11h57

A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% (trinta por cento) a 50% (cinqüenta por cento) em pessoas acima de 65 (sessenta e cinco) anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.

"Acredito que o presente Projeto merece a atenção de todos nós, uma vez que traz maiores possibilidades de atuação para os especialistas da área, permitindo aos rio-branquenses uma medida preventiva e diagnóstico precoce à doença dos rins, a Sociedade Brasileira de Nefrologia realiza diversas campanhas por todo o país a acerca do combate e prevenção das doenças renais. Tais ações são intensificadas no dia mundial do rim, comemorada em 12 de março", destaca o autor da propositura, vereador Artêmio Costa.

O projeto foi aprovado na manhã desta terça-feira, 19, segundo o presidente da entidade, Vanderli Ferreira, o projeto é um avanço na luta pela divulgação sobre doenças renais. “Representa um avanço para a nossa sociedade do Acre. Uma semana para conscientizar é um passo importante para que a gente possa expandir, a partir do poder público, essa campanha de conscientização e prevenção sobre as doenças renais”, disse.

 

Ascom - CMRB