"A Unimed comete um erro gravíssimo" disse Gadelha sobre descredenciamento de clínicas que atendem pessoas com TEA

por Marcela Jansen publicado 11/07/2023 16h23, última modificação 11/07/2023 16h23

O vereador Célio Gadelha (MDB), em pronunciamento na sessão de terça-feira,11, na Câmara Municipal de Rio Branco, relatou que a Unimed Rio Branco promoverá, a partir de setembro de 2023, o descredenciamento de diversas clínicas que atendem centenas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"A Unimed está cometendo um erro gravíssimo. Essa última semana pais foram surpreendidas com a notícia do descredenciamento de clínicas para a oferta de serviços terapêuticos as crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autista. Só a Unimed possui esse serviço. As pessoas pagam pelo plano de saúde que é caríssimo por sinal e não poderão mais usufruir dos atendimentos. Estão cometendo um erro gravíssimo”, disse Gadelha ao pontuar que o plano de saúde até o momento não apresentou nenhum planejamento de atendimento para os usuários.

E acrescentou: “esse atendimento, como sabemos, é muito difícil e complicado na rede pública. Conversei com a Leilane Clea, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista da OAB/AC, para verificar como melhor podemos resolver essa situação”.

Por fim, o parlamentar ressaltou que deverá procurar também o Ministério Público do Estado do Acre. O MPAC precisa estar presente nesse debate e ajudar esses pais, essas crianças que tanto necessitam deste atendimento”.