“Nós fazemos a política acontecer”, diz N. Lima ao citar o Dia do vereador

por victor.farias — publicado 01/10/2019 16h32, última modificação 01/10/2019 16h32

"Desde o início da história brasileira, o vereador tem tido uma grande importância para o desenvolvimento do País. Seu papel foi sempre o de defender os interesses do povo". A frase é do vereador N. Lima (PSL) ao destacar o Dia Nacional do Vereador, comemorado em 1° de outubro.

O parlamentar destacou ainda que os vereadores têm muitas responsabilidades. Fiscalizam os atos do Executivo, representam os interesses do povo, fazem projetos, debatem assuntos de interesse coletivo e contribuem para melhoria das condições de vida da população.

"Quando eleitos, passamos a prestar atenção a tudo o que acontece na cidade, para que assim possamos fazer valer cada um dos votos que recebemos. Temos um grande poder como vereadores, que é o de promover as mudanças necessárias para tornar nosso município cada vez melhor", enfatizou.

Ele explicou que participar das sessões plenárias não é o único trabalho do vereador. "Nossa atividade começa nos lugares onde estão os nossos eleitores, e onde somos chamados a ajudar de várias maneiras", disse acrescentando que todo parlamentar ouve reclamações, sugestões e procura dar uma solução para todas elas, buscando parcerias com a Prefeitura, com o governo do Estado e com a União.

"Cada um de nós está aqui porque foi eleito de forma democrática. Isso amplia o nosso desafio, já que é preciso atuar com responsabilidade e imparcialidade", apontou. E complementou: "estamos aqui pelo povo, para melhorar a vida de toda a população e trazer benefícios para o Município. Por mais difícil que isso seja, é uma grande satisfação poder ajudar a quem confiou em nosso trabalho. Portanto, parabenizo meus colegas de parlamento pela passagem do nosso dia. Nós fazemos a política acontecer”, finalizou.

Dia do Vereador

O Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil. A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município, que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores, em Brasília.

Origem do Dia do Vereador

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.

Até meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.

A Constituição de 1988 estabeleceu uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro, a cada 4 anos.

É um dever do eleitor maior de 18 anos eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.