“Não fiscalizaram como deveriam”, disse João Marcos sobre atuação da Alec no programa Ruas do Povo

por Marcela Jansen publicado 28/06/2023 14h11, última modificação 28/06/2023 14h11

O programa Ruas do Povo, criado e executado na gestão do ex-governador Tião Viana, foi tema de debate do vereador João Marcos Luz (MDB) na Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quarta-feira, 28. Na ocasião, o parlamentar pontuou sobre a responsabilidade dos deputados estaduais em ampliar a fiscalização em todo o Estado.

“Ruas do Povo voltou a ser tem de debate na Aleac e fico feliz porque eles tinham esquecido desse debate durante muito tempo. Ficaram calados e não fiscalizaram como deveriam”, disse o vereador ao citar uma fala do atual presidente do parlamento estadual, deputado Luís Gonzaga, sobre o programa.

“Segundo o presidente da Aleac o programa Ruas do Povo é uma fraude. Disse ele: ‘tinham a ideia de asfaltar todas as ruas da capital, mas se sair nas ruas vão verificar que não estão em condições de trafegabilidade. No interior é a mesma coisa’. Essa fala corrobora o que os vereadores atestam aqui nesta Casa, um problema grave”, disse Luz.

E acrescentou: “dois deputados jogaram a responsabilidade para a Prefeitura de Rio Branco como se eles que tivessem pegado o dinheiro na Caixa Econômica e executado a obra. Daqui uns dias vão jogar a responsabilidade da BR-364 nas nossas costas. Não é possível que pessoas com mandato e representatividade cometam uma injustiça dessas”.

Para o vereador, o parlamento estadual erra ao responsabilizar a Prefeitura de Rio Branco pela precariedade das ruas judicializadas na capital acreana.

“Jogar no colo do prefeito as 607 ruas que estão judicializadas é injusto. Ele sequer participou de qualquer reunião referente a esse programa. Ficar criticando o município por um erro do Estado é um erro. Façam direito o trabalho de vocês, fiscalizam todo o Estado e não somente a Capital”, finalizou.