“Falta reconhecimento do Executivo ao trabalho que realizamos neste parlamento”, disse Lene Petecão

por Marcela Jansen publicado 01/06/2023 12h53, última modificação 01/06/2023 12h53

“Às vezes nosso trabalho não serve de nada dentro desse parlamento”. A frase é da vereadora Lene Petecão, durante pronunciamento na sessão de quinta-feira, 1º, na Câmara Municipal de Rio Branco.

Na ocasião, a parlamentar ressaltou que há um ano vem debatendo dentro da casa Legislativa sobre a possibilidade de isenção do IPTU a parte da população em decorrência de situações pontuais. Inclusive, tendo apresentando indicações a prefeitura, bem como anteprojeto de lei e realização de audiência pública tratando sobre o tema. Segundo ela, o Executivo avançou no debate, mas não deu o devido reconhecimento ao trabalho parlamentar.

“Somos muitas vezes achincalhados pela população que nos questionam quais trabalhos estamos fazendo dentro desta Casa. Para minha surpresa esta semana a prefeitura anunciou um PL que estabelece remissão do IPTU para imóveis atingidos pelas cheias. Ora, tendo em vista que essa se trata de uma pauta abordada por esta vereadora aqui e devidamente encaminhada ao Executivo, não entendo porque não fui convidada para o debate”, disse Lene.

Lene ressaltou ser incompreensível o convite feito a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) nas tratativas e a exclusão do parlamento municipal. “Não desmereço a importância da Acisa, mas não entendo o desmerecimento a esta Casa Legislativa. Temos uma participação direta nesse debate, não só eu, mas muitos vereadores aqui”, disse a vereadora a lembrar das ações realizada pelo gabinete dele durante a cheia do Rio Acre neste ano.

“A impressão que tenho é que não valeu meu esforço de andar nas ruas alagadas, conversar com a população, verificar as necessidades, dar assistência ao povo. Nem convidada para uma conversa pelo Executivo sobre minhas próprias proposições eu fui e olha que sou da base. Claro que parabenizo esta ação da prefeitura, pois toda ajuda a população é bem-vinda, mas, infelizmente, não temos o devido reconhecimento do Executivo”, falou.

Por fim, a vereadora propôs melhorias nos mercados da Capital a fim de aquecer a economia. “País a fora cada mercado tem sua especificidade, uns se destacam pelo chopp, outros vinhos, venda de queijos, enfim, acho que devemos fortalecer essa identidade dentro dos nossos mercados. Nesse intuito é que proponho aqui mudanças para fortalecer a economia de nossos comerciantes nesses locais. Vamos buscar um ambiente com música, chopperia, bancos, loterias, vamos buscar um atrativo a mais”, ressaltou Lene.

Disse mais: “isso não foi uma coisa que tirei da minha cabeça, ao contrário, tive inúmeras conversas com os comerciantes desses locais. Fizemos até um abaixo assinado e é com esse documento anexado que apresento nesta quinta-feira esta propositura”, finalizou.