“É uma situação triste”, diz Ismael Machado ao relatar crianças nos semáforos da Capital

por Marcela Jansen publicado 16/08/2023 14h22, última modificação 16/08/2023 14h22

“É uma situação triste”. A frase é do vereador Ismael Machado, durante pronunciamento na sessão de quarta-feira, 16, na Câmara Municipal de Rio Branco, ao destacar a presença de crianças nas ruas e semáforos na capital acreana.

“Devemos combater e proteger nossas crianças. É inaceitável que elas estejam nas ruas expostas a riscos vulneráveis, prejudicando o seu desenvolvimento físico, emocional e educacional. Essas crianças merecem um lar, uma família, uma oportunidade de vida digna e segura”, frisou o parlamentar.

Na oportunidade, o vereador pediu uma ação mais enérgica por parte dos órgãos de controle. “Essas crianças todos os dias nos sinais e semana ali expostas pedindo ajuda, sendo usadas por adultos e na maioria das vezes por seus pais e próprios familiares. Os órgãos da Assistência Social, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Polícia Militar, enfim, todos os órgãos responsáveis eles devem agir de forma eficaz e combater essa triste realidade em nossas ruas”. falou.

Ismael relembrou a realização de audiência pública no qual tratou sobre o alinhamento de ações para o bom funcionamento da rede de proteção as crianças em vulnerabilidade.

“Todos devem estar conscientes e atentos sobre o perigo da exploração infantil. O apoio de entidades sociais e apoios não governamentais são imprescindíveis, porém, às instituições e os órgãos que se tem aqui são responsáveis pela proteção dessas crianças e devem assumir de forma eficaz suas responsabilidades e acabar de uma vez por todas essa exploração”, explanou Machado.

E acrescentou: “Devemos fazer a nossa parte para que nossas crianças possam sorrir e sonhar novamente sem medo, então, fica o recado para que a Câmara Municipal esteja também atenta e cobrando a responsabilidade de todos os órgãos”.

Por fim, o vereador falou sobre a Caminhada pela Paz, realizada no último sábado, 12, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, Segundo Distrito de Rio Branco.

Ação foi organizada pelo Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), e reuniu cerca de 400 pessoas. A Caminhada da Paz começou na Rua Franco Silva, percorreu as principais vias do conjunto, e terminou no Centro Comunitário.

“Fizemos uma grande passeata com cerca de 400 pessoas ali na Cidade do Povo, propagar a paz e a comunhão entre as comunidades ali naquele local e na cidade de Rio Branco. Foi uma decisão bem assertiva desse evento pelo programa Acre Pela Vida”, finalizou Machado.