“Desenvolvimento não se faz com discurso, se faz com recurso”, disse Kamai ao cobrar investimentos no Acre
“Desenvolvimento não depende de discurso ideológico, depende de investimento. E o Acre não tem feito esse investimento”. A frase é do vereador André Kamai (PT) ao criticar a política de desenvolvimento do governo de Gladson Cameli (PP), durante pronunciamento na sessão de quinta-feira, 29, na Câmara Municipal de Rio Branco.
Kamai foi direto ao expor o dado que considera revelador: enquanto o Brasil reduziu o desmatamento em todos os biomas e avançou economicamente, o Acre aumentou o desmatamento e não apresentou melhora nos indicadores de desenvolvimento. Para ele, isso desmonta qualquer narrativa de que o desmatamento seja necessário ao progresso.
“Não tem mágica. Ou investe, ou não desenvolve. E o governo do Acre não investe”, afirmou.
A crítica também foi direcionada à tentativa de personalizar o debate em torno da ministra Marina Silva. Kamai relembrou que seu discurso anterior foi majoritariamente voltado ao governo estadual, mas que a atenção foi desviada para a sua manifestação de solidariedade à ministra. “Parece que só ouviram a palavra ‘Marina’. Esqueceram do ‘Gladson’”, ironizou, em resposta ao vereador Samir Bestene.
Com firmeza, ele ainda condenou o episódio no Senado Federal em que Marina foi desrespeitada durante audiência pública. “Marina estava ali como ministra, com a autoridade de quem é uma das maiores personalidades do mundo. Um senador que já expressou desejo de enforcá-la não pode dizer que a respeita como mulher, mas não como ministra. Não respeita como nada. É violência política e de gênero”, disse, classificando a cena como uma “arapuca armada para constranger uma mulher”.
Ao final, Kamai reiterou sua disposição para o debate qualificado sobre o desenvolvimento do Acre, mas reforçou que ele precisa ser feito com dados, não com retórica. “A produção rural no Brasil é financiada pelo Estado brasileiro. E é o governo Lula quem tem feito esse financiamento. Não é mágica. É política pública séria.”
“O lugar da Marina é o lugar de ministra. O lugar do Acre deveria ser o do investimento responsável e do desenvolvimento sustentável. Mas para isso, é preciso governo", disse o vereador.
(Por Marcela Jansen | Câmara Municipal de Rio Branco)