“A população dos bairros mais distantes também merece ter qualidade na iluminação pública”, afirma Forneck

por victor.farias — publicado 10/07/2019 18h53, última modificação 10/07/2019 18h53

O líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck (PT), destacou a importância de o Legislativo Municipal aprovar o projeto Modernização e Melhoria de Eficiência Energética da Iluminação Pública, enviada à casa pela Prefeitura de Rio Branco.

“A substituição da iluminação convencional de Rio Branco por luminárias de LED, além gerar economia ao Município, fortalece a segurança dos riobranquenses. O projeto beneficia diretamente a população. As pessoas que moram nos bairros mais distantes da nossa capital também têm direito a uma iluminação pública de qualidade”, endossou Rodrigo.

A discussão veio à tona na sessão desta quarta-feira, 10. O projeto Modernização e Melhoria de Eficiência Energética da Iluminação Pública consiste em uma série de ações, como a economia do consumo energético e a redução significativa dos gastos com manutenção e fiscalização.

Atualmente, a Prefeitura de Rio Branco possui o gasto anual de R$ 19,4 milhões com atual sistema de iluminação. Com o de LED, esse custo cai para R$ 6 milhões. “A oposição quer que façamos uma troca a longo prazo, mas, nós queremos fazer de imediato para que todos os riobranquenses sejam contemplados”, frisou o líder do Executivo na Câmara.

Além de serem possuírem maior durabilidade, tendo em vista que a vida útil de uma lâmpada tradicional é de 15 mil horas, enquanto as de LED possuem a durabilidade de 50 mil horas, as novas luminárias são ambientalmente mais limpas.

“Quem quiser medir a eficiência da iluminação de LED, basta visitar a Avenida Amadeo Barbosa no período da noite. E depois se pergunte, é justo esse benefício chegar só nas áreas centrais da cidade? Por que a periferia não pode desfrutar também? Esse projeto vai alcançar os bairros mais distantes”, destacou o petista.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck