‘Empregabilidade para pessoas com deficiência’ é tema de debate na Câmara de Rio Branco

por Marcela Jansen publicado 09/02/2023 17h37, última modificação 09/02/2023 17h37

A inclusão de pessoas no mercado de trabalho e a ausência de políticas públicas que proporcionem mais oportunidade foi pauta da Tribuna Popular, da Câmara de Vereadores de Rio Branco, nesta quinta-feira, 9. O debate foi oportunizado pela vice-presidente da casa, Lene Petecão (PSD).

Para explanar sobre o tema, a parlamentar convidou a mestra em Letras e coordenadora do Programa de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac): ‘Autismos: do Lado de Dentro do Espectro’, Rauana Batalha [pessoa com autismo].

“Essa conversa com os nossos representantes e a população é necessária, para que tenham ciência das nossas necessidades das políticas públicas que nós precisamos. Porque, às vezes, como mãe, como autistas, nós nos sentimos muito sozinhos na luta e nós precisamos que os nossos representantes, sim, encampem a luta com conosco pelos nossos direitos, respeito e inclusão. Nós temos potencialidades e queremos que isso fique em evidência”, destacou Rauana Batalha.

O servidor público da Secretaria Nacional dos Direitos de Pessoa com Deficiência, advogado Hisaac Oliveira [pessoa com deficiência visual], falou sobre o papel das políticas públicas no processo de inclusão social.

“Nós pessoas com deficiência, nós não precisamos de caridade. Nós apenas precisamos de dignidade e oportunidade. A inclusão laboral transforma ambientes de trabalho. A primeira barreira que tem que ser quebrada da pessoa com deficiência é a barreira atitudinal, é onde nasce o preconceito, a discriminação e o capacitismo. E a gente só consegue vencer a barreira atitudinal incluindo pessoas nos nossos ambientes”, frisou Hisaac.

Assistente social de formação, as políticas públicas de inclusão compõem o guarda-chuvas de atuação da vereadora Lene Petecão. “Hoje tivemos uma verdadeira aula sobre inclusão social e políticas públicas para pessoas com deficiência na Câmara de Vereadores de Rio Branco”, celebrou. (Por Maria Meirelles)