Emocionado, vereador João Marcos Luz homenageia ex-governador Edmundo Pinto
O vereador João Marcos Luz (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 16 de maio, para lembrar os 27 anos da morte do então governador do Acre Edmundo Pinto na data de 17 de maio de 1992. O emedebista destacou a contribuição do político - assassinado em pleno exercício de mandato - para o Estado do Acre e exaltou a importância dele para a sua carreira política.
“Já apresentei diversos projetos e assuntos relevantes nesta Casa Legislativa. Mas, hoje, peço autorização para fazer uma homenagem. Amanhã o Acre lembra um triste episódio: o assassinato de Edmundo Pinto. Então, hoje, no último dia de sessão nesta semana, presto esta homenagem ao grande governador que tivemos. Um homem que já tinha visão de progresso para o Estado antes de assumir o governo em 1991”, ressaltou
Durante o seu discurso, Luz citou o ex-deputado Luiz Garcia em sua frase sobre o ex-governador. "A tua trajetória vitoriosa começou na esquina da alegria e terminou, infelizmente, na esquina da dor e da saudade", recordou.
João Marcos Luz continuou a homenagem ao falar sobre um dos sonhos de Edmundo Pinto, dito pelo próprio quando era governador do Acre. Para o vereador, o ex-governador tinha visão de futuro que faltou aos gestores do Estado na últimas duas décadas.
"Quando joguei a última pá de asfalto na BR - 364 e vi com os próprios olhos que o trecho que liga Rio Branco a Porto Velho estava definitivamente pavimentado, senti a emoção de um sonho realizado, e quando a gente vê um sonho realizado, acredita que é possível realizar outros mais ousados. Daqui para frente um novo sonho é ver pavimentada a BR - 364 até Cruzeiro do Sul, integrando o Acre por inteiro, abrindo caminho para a saída para o Pacífico. O Acre como um corredor de exportação e importação...", disse Luz ao ler um dos discursos de Edmundo Pinto e lamentar não ter havido tempo para a realização desse desejo devido a morte prematura de Edmundo Pinto.
Luz concluiu a homenagem ao falar que o trabalho realizado pelo ex-governador foi o que o inspirou a iniciar a vida na política.
"Eu, um simples cidadão acreano, nascido no Bairro Tancredo Neves, fui inspirado por este homem que visualizava o progresso no nosso estado. Ele amava a nossa terra e o nosso povo. Na realidade, Edmundo Pinto inspirou diversos acreanos. Encerro citando o poeta português Fernando Pessoa: 'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena'. É com muita emoção que faço essa homenagem a esse grande governador que o Acre teve. Quem governa o mundo é o inesperado. E o inesperado me trouxe aqui, após lutar por quatro eleições, para chegar aqui e fazer essa simples homenagem a quem merece ser lembrado", finalizou.