Elzinha Mendonça adere à Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

por victor.farias — publicado 18/06/2020 21h50, última modificação 18/06/2020 21h50

Na manhã desta quinta-feira, 18, a vereadora Elzinha Mendonça (PSB) aderiu à campanha Sinal Vermelho Contra Violência Doméstica. A campanha foi lançada pelo Conselho Nacional De Justiça (CNJ) juntamente com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), objetivando combater o aumento de casos e também incentivar as vítimas a denunciarem o agressor.

Pensando nas mulheres que estão sofrendo violência doméstica e não conseguem denunciar o agressor, os órgãos de justiça firmaram uma parceria com as farmácias para ajudar as vítimas. As mulheres que estão em situação de violência podem fazer a denúncia de forma silenciosa. Com um "x" vermelho na mão, que pode ser feito de batom ou caneta, a vítima pode ser dirigir à farmácias que aderiram a campanha, procurar um atendente e mostrar a palma da mão, que o atendente vai entrar em contato com a Polícia.

A parlamentar comentou sobre dados fornecidos no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no qual consta um aumento de 300% nos casos de femicídio no nosso Estado, entre março e abril. Período no qual os estados brasileiros declararam isolamento social. No Brasil ocorreu um aumento de 22,2% nos casos de femicídio neste mesmo período.

“Eu li no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que no Acre ocorreu um aumento de 300% nos casos de femicídio, são números extremamente preocupantes, e esse aumento aconteceu no período de quarentena. Muitas mulheres estão presas em casa com o seu agressor e não tem como denunciar”, alerta.

Elzinha comentou que três redes de farmácias aderiram a campanha, e também que o Tribunal De Justiça do Acre (TJAC) através da rede de proteção a vítima de violência, está se reunindo com representantes de outras redes para conscientizá-los da importância de participar.

“Aqui no Acre, o Tribunal de Justiça através da rede de proteção à vítima de violência tem conversado com as farmácias sobre a importância de aderir à campanha. No Acre três redes de farmácia aderiram à campanha , só na capital acreana são 40 farmácias participando e incentivando essas mulheres a denunciarem seus agressores”, comenta a vereadora.

As drogarias que fazem parte da campanha estarão com cartazes para indicar que participam dessa ação, que amplia os canais de denúncia. Os atendentes e farmacêuticos estão capacitados para reconhecer e efetuar a denúncia.