Parlamentares municipais de Rio Branco participam do 1º Encontro de Vereadores do Acre

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 05/06/2025 15h11, última modificação 05/06/2025 15h11

 

POR MARCELA JANSEN

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco marcaram presença no 1º Encontro de Vereadores do Acre, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo. Realizado na quinta-feira,5, no Afa Jardim, em Rio Branco, o evento reuniu os 241 parlamentares dos 22 municípios acreanos, com o objetivo de promover capacitação, integração institucional e fortalecer o papel do Legislativo municipal na construção de políticas públicas.

Representando a Casa Legislativa da capital, o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, destacou a importância da iniciativa e elogiou a abertura do governo estadual ao diálogo com os vereadores.

“Esse encontro é uma demonstração clara de que os vereadores estão sendo valorizados como agentes essenciais da democracia. A troca de experiências, as palestras e o contato direto com outras lideranças mostram o quanto é importante investir na qualificação dos nossos mandatos para que possamos entregar resultados melhores à população”, afirmou o parlamentar.

o abrir os trabalhos, o governador Gladson Cameli enfatizou que os vereadores são os agentes públicos mais próximos da população. “Essa é uma oportunidade para ouvir, orientar e construir juntos. É o vereador que carrega o peso diário das demandas locais, e é preciso reconhecer isso com políticas públicas e capacitação”, afirmou.

A vice-governadora Mailza Assis também participou do evento e reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios. “O vereador é a linha de frente das demandas. Aproximar o Estado dos legisladores locais é garantir mais eficiência na gestão”, pontuou.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que já exerceu mandato de vereador, elogiou a proposta. “O Legislativo muitas vezes é deixado em segundo plano. Esse encontro ajuda a inverter essa lógica, promovendo integração e visibilidade para os vereadores”.