Vereador Zé Lopes denuncia omissão da Prefeitura de Rio Branco na proteção às mulheres

por Marcela Jansen publicado 29/08/2025 12h32, última modificação 29/08/2025 12h32

 

O vereador Zé Lopes (Republicanos) utilizou seu tempo de fala durante a sessão de sexta-feira, 29, no Pequeno Expediente, para lamentar o feminicídio ocorrido em Rio Branco na noite da última terça-feira, 26, e cobrar providências urgentes do Executivo municipal. Ele destacou que a capital acreana é a única do Brasil que não possui um organismo de políticas para mulheres, estrutura fundamental para a criação e execução de ações de proteção e fortalecimento feminino.

“Famílias estão sendo destruídas e ainda assim a gente vê a Prefeitura de Rio Branco de braços cruzados diante dessa realidade. Rio Branco é a única capital do Brasil que não tem um organismo de políticas para as mulheres. Como é que esses números vão cair se a gente não faz o básico?”, questionou o parlamentar.

Zé Lopes também lembrou que a criação da Secretaria da Mulher foi promessa de campanha e deveria ser prioridade, especialmente diante do aumento dos casos de feminicídio. “A cada dia que passamos nessa omissão, mais vidas de meninas e mulheres ficam em risco. A prioridade não pode deixar de ser a vida das mulheres”, enfatizou.

O vereador finalizou afirmando que continuará denunciando e lutando para que Rio Branco tenha políticas públicas efetivas de proteção às mulheres.