Vereador Matheus Paiva cobra valorização dos conselheiros tutelares de Rio Branco
Durante sessão ordinária realizada na quarta-feira, 11, o vereador Matheus Paiva usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco para reforçar o apelo por valorização salarial e melhores condições de trabalho para os conselheiros tutelares da capital.
Em sua fala, o parlamentar comparou a realidade de Rio Branco com a do município de Sena Madureira, que possui menos de 50 mil habitantes, mas garantiu recentemente, por meio de sanção do prefeito Gehlen Diniz, o reajuste no salário dos conselheiros tutelares para R$ 5.017,00.
“Quero começar parabenizando o prefeito de Sena Madureira pela atitude de respeito e reconhecimento. Enquanto isso, aqui na capital, com população muito maior, os conselheiros tutelares seguem com salários defasados, mesmo após seis meses do início da nova legislatura”, destacou Paiva.
Conselheiros já apresentaram demandas à Câmara
O vereador lembrou que a Câmara de Rio Branco já promoveu uma audiência pública com os conselheiros tutelares, realizou café da manhã com os parlamentares, formou uma comissão específica para o tema e encaminhou à Prefeitura um anteprojeto de lei com propostas de melhorias. Apesar disso, até o momento, não houve retorno efetivo por parte do Executivo Municipal.
“Esses profissionais estão diariamente nos bairros, nos ramais, debaixo de sol e chuva, enfrentando situações de violência, negligência e abusos. Eles estão na linha de frente na defesa da infância e juventude e merecem respeito e valorização”, disse Paiva.
Ao final de sua fala, o vereador fez um apelo direto à gestão municipal, pedindo celeridade e comprometimento com a pauta. “Chega de protelar. É hora da gestão agir. O município precisa reconhecer a importância dos conselheiros tutelares, como fez Sena Madureira. Rio Branco não pode continuar negligenciando esses verdadeiros guardiões dos direitos da criança e do adolescente.”