Vereador João Paulo propõe comissão de fiscalização da saúde e faz apelo por doação de sangue
O vereador João Paulo (Podemos), durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 5,
destacou a importância do Dia Nacional da Saúde e anunciou que irá propor, por meio da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Rio Branco, a criação de uma comissão de fiscalização para acompanhar os serviços de saúde prestados no município. A iniciativa busca ouvir usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área e avaliar a estrutura das unidades de atendimento.
“Recebemos muitas reclamações da população e acreditamos que é papel desta Casa ouvir, fiscalizar e apontar soluções. Vamos reunir a Comissão de Saúde ainda nesta semana para organizar essa agenda de visitas e conversas. A saúde municipal precisa ser debatida com responsabilidade e consistência técnica”, afirmou.
O vereador também aproveitou a data para homenagear Oswaldo Cruz, sanitarista que dá nome à data comemorativa, lembrando seu legado na luta contra doenças como febre amarela e varíola. “Hoje é uma data para refletirmos sobre a importância da saúde pública e da ciência”, pontuou.
João Paulo ainda elogiou a realização da Expoacre 50 anos, parabenizando o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco, empresários, artistas e toda a comunidade que participou do evento. “Foi um momento histórico e de grande envolvimento popular. Em especial, quero parabenizar o secretário Tchê, que coordenou de forma exemplar essa edição”, ressaltou.
Ao final, o parlamentar fez um apelo urgente à população sobre os baixos estoques de sangue no Hemoacre. “Estamos com níveis críticos, especialmente dos tipos O positivo e O negativo. Faço um apelo a todos: vamos doar sangue. Sangue é vida. Mobilizem suas redes sociais, falem com seus grupos. Essa é uma causa que precisa do esforço de todos”, concluiu.