Vereador Joabe Lira debate Semana Municipal do Brincar durante Tribuna Popular

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 28/05/2025 15h40, última modificação 28/05/2025 20h53

 

Atendendo a requerimento do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), a Casa Legislativa realizou na quarta-feira, 28, uma Tribuna Popular no qual debateu a importância da implementação da Semana do Brincar como política pública na capital acreana.

Na ocasião, o autor do requerimento, pontuou sobre a relevância de transformar demandas sociais em ações concretas. Nesse sentido, apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a criação da Semana Municipal do Brincar, que tem como objetivo promover o estímulo e o desenvolvimento das nossas crianças por meio da brincadeira.

"Essa proposta nasceu de uma vivência muito pessoal: minha filha apresentou atraso na fala e foi avaliada com autismo. Durante esse processo, uma neuropsicóloga nos mostrou o quanto o brincar fazia diferença no desenvolvimento dela e eu vi isso acontecer de perto, dentro da minha casa. Transformar essa experiência em política pública é uma forma de levar cuidado, informação e apoio a muitas outras famílias. Brincar é coisa séria e pode mudar vidas", disse. E reforçou: "o brincar não é luxo, é investimento no desenvolvimento emocional, cognitivo e social das nossas crianças”.

A audiência contou com a presença da juíza Olívia Ribeiro, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), da assistente social Ana Paula Paiva e da pedagoga Alessandra Pinheiro, ambas do Tribunal de Justiça do Estado. As falas das convidadas reforçaram o compromisso do Judiciário com a proteção integral da infância e a importância do brincar como direito fundamental previsto na Constituição, no ECA e em tratados internacionais.

Para a juíza Olívia Ribeiro, o direito ao lazer e ao brincar está sendo constantemente violado, seja pelo trabalho infantil, seja por conflitos familiares. “Vamos ter olhos para essas crianças, para que possam ser sadias e não enveredem pelo mundo do crime. Elas precisam do nosso amparo e do nosso olhar.”

Já Ana Paula Paiva ressaltou que o brincar ainda não é uma realidade presente nas famílias atendidas pelo Judiciário. “A Semana do Brincar é um marco. As políticas públicas estabelecem proteção e segurança, e é disso que nossas crianças precisam. Contamos com esta Casa para garantir esse avanço.”

A pedagoga Alessandra Pinheiro destacou o brincar como necessidade vital, não apenas como direito. “É através da brincadeira que a criança desenvolve vocabulário, regula emoções, aprende matemática e muito mais. A infância é a fase em que o ser humano mais se desenvolve. Toda criança precisa de uma infância.”

Ao fim da audiência, o presidente Joabe Lira agradeceu a presença das convidadas e reforçou que a Casa está unida em torno da aprovação do projeto, que será articulado com o Poder Executivo. “Com certeza nossos filhos e filhas serão beneficiados com essa iniciativa”, concluiu.

 Por Marcela Jansen