Vereador Éber Machado solicita investigação sobre denúncia envolvendo RBTrans

por Marcela Jansen publicado 12/08/2025 20h13, última modificação 12/08/2025 20h13

 

O vereador Éber Machado (MDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 12, para comentar sobre uma denúncia anônima envolvendo o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. O documento, entregue ao parlamentar, relata supostos casos de assédio moral e sexual contra servidoras da autarquia.

Segundo o vereador, a denúncia descreve situações como constrangimento, imposição de participação em reuniões e publicações em redes sociais, além de suposta manipulação direta de aparelhos celulares de servidores. “Por se tratar de um documento sem assinatura, não podemos afirmar a veracidade das informações. No entanto, devido à gravidade do conteúdo, encaminharemos aos órgãos competentes para apuração”, afirmou.

Éber Machado informou que irá remeter cópias da denúncia ao Ministério Público do Acre, à Corregedoria do Município e à Mesa Diretora da Câmara. O vereador destacou que outros parlamentares, como André Camai, também receberam o material e devem encaminhar solicitações de investigação.

Ao concluir, Éber reiterou a necessidade de tratar o assunto com responsabilidade e transparência. “Se for comprovado que não procede, deve haver reparação. Mas, se confirmado, é preciso que sejam tomadas as medidas cabíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”, disse.