Vereador destaca projeto que pode acabar com o problema de famílias que moram em áreas alagadiças
O vereador Raimundo Neném (sem partido) comentou sobre o Projeto Bacia do Rio Acre, de autoria do senador Márcio Bittar (MDB), cujo objetivo é buscar soluções, em definitivo, com inundações e secas do Rio Acre. Na oportunidade, Neném pontuou ainda que o emedebista já teria recebido uma emenda coletiva no valor de R$ 5,5 milhões, a ser destinada ao Estado, para dar andamento ao projeto.
“Aparentemente, houve a inclusão, no Orçamento Geral da União de 2019, de uma emenda coletiva no valor de R$ 5,5 milhões, a ser destinada ao Estado. Fiquei empolgado, pois esse projeto vai acabar com o sofrimento daquelas famílias que todos os anos enfrentam problemas com a alagação. Bairros como Taquari, Triângulo, Seis de Agosto, Baixada da Habitasa e tantos outros serão contemplados. Vamos torcer que dê certo”, disse.
O Projeto Bacia do Rio Acre será dividido em três fases. A primeira será destinada a um levantamento minucioso dos fatores responsáveis pelas inundações e também pelas vazantes. Essa análise técnica também definirá a extensão das erosões nas margens do manancial e a gravidade do assoreamento do leito, a fim de apontar possíveis soluções para ambos os problemas.
A segunda fase diz respeito à realização de uma licitação pública, destinada ao credenciamento de empresas e à apresentação de projetos de engenharia que atendam aos objetivos da proposta e melhor se adequem ao Acre.
A terceira e última fase do projeto é a execução das obras de contenção das cheias e de armazenamento do excesso de água das chuvas, para uso durante a escassez do verão.
Indicações
O vereador, ainda durante a sessão de quinta-feira, apresentou a mesa diretora da Casa Indicações de melhorias para a capital acreana. “Apresento 38 Indicações de melhorias de ruas para a cidade. As coisas precisam fluir nesse verão. Estamos confiantes que esse pacote de obras anunciado recentemente pela prefeita Socorro Neri trará melhorias para a nossa cidade”, disse.
Por fim, o parlamentar parabenizou a nova mesa diretora da Casa pelo andamento dos trabalhos. “Destaco a boa gestão da nova mesa diretora. As coisas na Casa começaram a tomar direção e tudo tem ocorrido dentro dos conformes. Digno de parabéns e respeito”.