Vereador André Kamai defende fim da impunidade em casos de racismo no esporte
O vereador André Kamai (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na quarta-feira, 25, para reforçar sua solidariedade ao jovem Eric, jogador de 18 anos da categoria de base do Galvez, que foi vítima de racismo durante uma partida de futebol realizada na capital acreana.
Ao relatar o caso, Kamai criticou a postura “passiva” da Federação de Futebol do Acre (FFAC) e elogiou a conduta do clube Galvez e do próprio jogador, que formalizaram denúncia na delegacia e também junto à Justiça Desportiva.
“Nenhum ato de racismo pode ser normalizado. Estamos falando de violência, moral e simbólica, contra um jovem atleta negro que veio do Rio de Janeiro sonhar aqui com o futebol. Fui pessoalmente levar minha solidariedade e dizer que ele não está sozinho. Essa Casa também está com ele”, afirmou.
Como encaminhamento, o parlamentar anunciou que protocolará uma moção de aplauso em nome do jogador Eric, do dirigente Igor e do clube Galvez, convidando-os para um momento de reconhecimento público no plenário da Câmara.
Kamai ainda destacou a importância do futebol como ferramenta de cidadania e combate às desigualdades, ressaltando o legado da Copa no Acre com a construção de um terceiro campo no Florestão — homenagem, segundo ele, ao ex-presidente da FFAC, Toniquim.
Por fim, o vereador relatou sua participação em ato de servidores públicos estaduais realizado em frente à Assembleia Legislativa do Acre. Kamai destacou a presença de 32 categorias organizadas, com reivindicações por reposição inflacionária e negociação com o governo estadual.
“Sem servidor valorizado, não há cidadania plena. O governo precisa sentar e negociar. Se não houver resposta nos próximos oito dias, a greve geral será deliberada. A maioria dos servidores que estavam ali prestam serviço em Rio Branco. Eles atendem o nosso povo”, alertou o vereador.
Kamai também propôs que a Câmara abra espaço para que os representantes dos servidores possam ser ouvidos formalmente, com o objetivo de fortalecer o diálogo e apoiar a luta por valorização do funcionalismo.