Tribuna Popular: Samir Bestene promove debate sobre fortalecimento do futebol acreano

por Marcela Jansen publicado 02/07/2025 15h35, última modificação 02/07/2025 17h46

 

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 2, uma Tribuna Popular proposta pelo vereador Samir Bestene (PP), com o tema “Os desafios para a reforma e o fortalecimento do futebol acreano em nível nacional”. O evento contou com a presença de representantes da nova diretoria do Independência Futebol Clube, incluindo o empresário Antônio Cardoso da Silva Neto, o técnico Ivan Mazui e o diretor técnico João Paulo Junqueira.

“O intuito dessa Tribuna é mostrar a realidade dos clubes profissionais da nossa capital, em especial do Independência, que mesmo com pouca estrutura está honrando o nome do Acre no cenário nacional. Se houver valorização e investimento, temos potencial de ter um clube na Série B”, disse Samir Bestene.

O empresário Antônio Neto reforçou que o clube já atua com a mentalidade de clube-empresa e defendeu o apoio do poder público. “Viemos humildemente pedir que a Prefeitura, o Estado e esta Casa caminhem conosco. Estamos investindo com recursos próprios, mas sozinhos não conseguiremos levar o futebol acreano onde ele merece estar”.

O técnico Ivan Mazui apresentou os desafios logísticos e financeiros enfrentados pelo clube na Série D. “Temos um elenco enxuto e enfrentamos adversários com estruturas muito maiores. Ainda assim, estamos em quarto lugar e temos chances reais de avançar. Com apoio público, podemos ir muito mais longe”.

Já João Paulo Junqueira ressaltou que o Independência é hoje o clube que melhor representa o Acre nacionalmente e reforçou o pedido de ajuda parlamentar. “Viemos buscar apoio para manter viva essa trajetória. Queremos chegar à Série C e, futuramente, à Série B, representando com orgulho a cidade de Rio Branco e o nosso estado”.

O que disseram os vereadores:

Durante a Tribuna, parlamentares da Casa manifestaram apoio ao projeto e fizeram reflexões críticas sobre a ausência de políticas públicas voltadas ao esporte.

Neném Almeida (MDB) iniciou sua fala elogiando o trabalho do Independência Futebol Clube e reconhecendo a dificuldade enfrentada pelos que trabalham com esporte no Acre. No entanto, seu discurso ganhou força ao denunciar a falta de investimento do governo estadual e da prefeitura no esporte local, comparando com os altos valores pagos em cachês de shows nacionais.

“Hoje é mais fácil fazer a política do pão e circo, chamar o Gusttavo Lima para cantar pagando mais de um milhão de reais, fora os outros cantores. Mas o futebol local segue abandonado. O governo e a prefeitura preferem investir nisso do que apoiar clubes como o Independência”, disse ao cobrar ainda a responsabilidade dos próprios eleitores e da classe esportiva.

Já a vereadora Lucilene Vale (PP) contou como começou a se interessar por futebol graças à influência do sobrinho e destacou a importância do esporte na infância e juventude.

O vereador André Kamai (PT) ressaltou que "o esporte no Acre foi destruído. Hoje, em vez de investir em clubes locais, o governo está com uma comitiva em Cruzeiro do Sul para a ExpoJuruá, e o que mais veremos serão diárias. Vai ser o maior festival de diárias que esse governo já promoveu. Isso mostra onde estão as prioridades”.

Por fim, o vereador Bruno Moraes, além de resgatar as memórias afetivas relacionadas ao clube, também ressaltou a ausência de grandes empresas no estado, o investimento público no esporte torna-se ainda mais essencial. Contudo, defendeu que esse apoio venha com contrapartidas:

“Sou do tempo em que ia ao estádio Zé de Melo ver os jogos com meu tio Bito. Tenho um carinho especial pelo Independência, porque fazia parte da minha infância. Se houver investimento público, que haja também contrapartida dos clubes para a formação de base, projetos com crianças, ações sociais. O dinheiro precisa gerar impacto social, não só resultado em campo”, concluiu.