Samir Bestene pede atenção urgente para produtores rurais e rescisões de temporários da Saúde

por Marcela Jansen publicado 09/12/2025 16h56, última modificação 09/12/2025 16h56

 

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 9, o vereador Samir Bestene (PP) voltou a cobrar atenção do Executivo Municipal para os desafios enfrentados pelos produtores rurais de Rio Branco com o início do inverno amazônico. Segundo o parlamentar, as fortes chuvas registradas nos últimos dias já começam a isolar comunidades e dificultar o escoamento da produção.

De acordo com o parlamentar, o ramal do Limoeiro, na região do Quixadá, enfrenta problemas recorrentes há anos. “Chegou um período tenebroso para os nossos produtores, que é o inverno. Temos dois dias preocupantes, quando choveu mais de 100 milímetros no sábado e segunda, deixando muitos moradores da zona rural já sem acesso”, afirmou.

Bestene destacou que a situação se repete há pelo menos quatro anos, sem avanços significativos. “Infelizmente, temos conseguido poucos avanços naquela região. A SEAGRO passou um ano inteiro sem ter o básico, que são as manilhas para fazer tubulação nos nossos ramais”, disse.

O parlamentar agradeceu o apoio da liderança comunitária local, que conseguiu doações de manilhas, e reforçou o pedido para que o município atue de forma mais eficiente. “O produtor está pedindo socorro. Ele precisa garantir sua renda e não pode passar por situações como essa para não perder sua terra e vir para a cidade. Solicitamos que a CEAGRO olhe com mais atenção para o ramal Oriente, que é uma grande área de produção de milho, melancia e macaxeira.”

Samir Bestene também citou a aprovação, na última quinta-feira, 4, da previsão de 400 quilômetros de manutenção de ramais no Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, e pediu que o compromisso vire execução concreta. “Eu espero que esses 400 quilômetros não sejam apenas página. Que façam o ramal como tem que ser feito: raspagem, levantamento, drenagem e bueiros.”

Segundo ele, o orçamento destinado à pasta para 2026 ainda é insuficiente. “Se este ano nós já passamos por dificuldades, imagina em 2026. Vamos debater na Comissão de Orçamento para que possamos fortalecer o nosso produtor.”

Por fim, o vereador ressaltou a aprovação recente do projeto que destina R$ 1,5 milhão para a compra de brinquedos destinados a cerca de 50 mil crianças e adolescentes inscritos no CadÚnico. Ele pediu que o mesmo empenho seja aplicado no pagamento das rescisões dos servidores temporários da Saúde. “O importante do projeto é o olhar social. Mas é fundamental que a Saúde trate com urgência as rescisões desses temporários que ainda não receberam. É preciso garantir que eles tenham um Natal digno, que possam presentear seus filhos e honrar seus compromissos.”