Samir Bestene destaca avanços do Arco Metropolitano e defende fortalecimento do ensino de línguas na Capital

por Marcela Jansen publicado 27/08/2025 18h47, última modificação 27/08/2025 18h47

 

O vereador Samir Bestene (PP), em pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, na quarta-feira, 27, destacou dois temas de relevância para a cidade de Rio Branco: a assinatura da ordem de serviço do Arco Metropolitano e o fortalecimento do ensino de línguas no município.

O parlamentar frisou que a obra do Arco, orçada em quase R$ 100 milhões e executada pelo Governo do Acre em quatro etapas, é resultado de emenda do senador Márcio Bittar. Ele lembrou que a Câmara Municipal foi fundamental para viabilizar a execução, ao aprovar a alteração do Plano Diretor, incluindo o trecho em perímetro urbano.

“Essa Casa teve papel essencial para que o recurso não fosse devolvido. Foi um trabalho conjunto de todos os vereadores que permitiu a adequação legal e hoje vemos a obra sair do papel. O Arco Metropolitano vai melhorar a mobilidade urbana, facilitar o escoamento da produção rural e gerar empregos”, afirmou.

Em seguida, Samir relatou visita ao Centro de Estudo de Línguas (CEL), criado em 2011 e que atualmente atende cerca de trÊs mil alunos. Ele chamou atenção para dados recentes que apontam o Acre como o estado com menor índice de domínio da língua inglesa no país.

“Vivemos em uma tríplice fronteira e precisamos preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Inglês e espanhol são fundamentais. Por isso, estamos trabalhando para ampliar a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, garantindo que alunos do 4º e 5º ano das escolas integrais também tenham acesso a um segundo idioma no contraturno”, destacou.

O vereador encerrou sua fala reforçando o compromisso de acompanhar de perto os dois temas e colaborar para que avancem em benefício da população.